Floyd Landis dispara contra Pat McQuaid

Atualizado em 29 de novembro de 2010
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

As alegações sobre o suposto envolvimento dos atletas da US Postal com o doping, ganharam mais um capítulo no último domingo. O ciclista Floyd Landis, que após inúmeras denúncias permanecerá longe mídia, voltou a se manifestar em relação ao caso.

Em entrevista aos canais de TV ARD, na Alemanha, e Stade 2, na França, Landis reiterou as acusações contra Lance Armstrong e frisou que o heptacampeão do Tour de France fez uso constante de substâncias proibidas, citando o EPO e as transfusões de sangue.

Ele inclusive citou uma passagem ocorrida no Tour de 2004, quando vários ciclistas utilizaram a transfusão de sangue na primeira etapa nos Alpes daquela edição, um percurso de 180 km entre Valreas e Villard de Lans. Na ocasião, Jan Ullrich lançou um forte ataque, mas acabou vencido por Armstrong.

“A equipe tinha um programa muito bem elaborado e organizado neste esquema de doping sanguineo. Utilizavam produtos para camuflar o uso de substâncias proibidas, era eficiente”, disse.

“Havia sempre uma maneira de realizar o procedimento. As vezes tinhamos nove ciclistas fazendo a transfusão ao mesmo tempo. Era algo de comum acordo entre todos. Fazia parte da rotina de trabalho, uma coisa trivial”, emendou.

Floyd Landis deixou claro que as coisas não foram desmascaradas pelo fato de existir uma proteção sobre alguns ciclistas e citou o presidente da UCI, Pat McQuaid como um dos responsáveis por isso.

“No pelotão, todos sabem que Pat McQuaid, Hein Verbruggen, e outros líderes da UCI protegiam alguns ciclistas e outros não, ao longo desses anos. Era a maneira de manipular o sistema e criar estrelas no esporte “, afirmou.

Segundo ele, não era apenas Armstrong que utilizava substâncias dopantes e métodos ilegais. “Todos – e eu me incluo nessa. Todos com um papel fundamental ou auxílio nas vitórias de Lance”

Contador também é posto em questão

Landis também questionou as afirmações de inocencia vindas do espanhol Alberto Contador, tricampeão do Tour e que atualmente luta para provar sua inocência, após suposto uso de clembuterol no último Tour de France.

Contador tem insistido que o exame testou positivo por conta da ingestão de uma carne contaminada, uma explicação “plausivel e bem pensada da parte do espanhol”, ressaltou antes de afirmar que os atletas realmente utilizam o clembuterol.

“O risco de ser” capturado “é maior agora do que antes, mas esse risco é ainda relativamente pequeno, pois esta substância dificilmente permanece presente no intervalo do exame antidoping”.

Landis sabe que dúvidas serão lançadas por todos aqueles criticados e citados em suas denúncias, mas afirmou não se incomodar com isso. “Você não precisa acreditar em mim”, disse ele. “Eu não deveria ter mentido na primeira vez, isso sim. Quero que o ciclismo cresça e melhore. Não me importa se o mundo acredita em mim ou não.”