Fôlego na Pampulha

Atualizado em 22 de novembro de 2009
Mais em

Por Maurício Belfante

Debaixo de muito sol, a cidade de Belo Horizonte recebeu neste domingo, dia 22 de novembro, a etapa de Verão do Circuito das Estações Adidas. A prova foi realizada na “nova” Praça da Pampulha, e reuniu cerca de 7 mil pessoas para as disputas dos 5 km e 10 km.

O forte calor e o tempo seco complicaram a vida de alguns corredores, como conta o engenheiro Cláudio Pomeranni. “Essa prova foi difícil para mim. Mesmo os 10 km sendo uma distância que estou acostumado, o clima seco por muitas vezes dificultou minha respiração. O calor também estava desagradável e o sol não incomodou mais por causa das nuvens”, analisou Pomeranni, de 45 anos, que participa de provas há três anos.

A secretária Maria Adelaide Costa, de 28 anos, está acostumada a correr na “nova” Praça da Pampulha, e comenta sobre o percurso da corrida.

“Por ser plano, ajudou muito os corredores. Não há nenhum ponto de subida ou descida, o que permitiu aos atletas terem um fôlego a mais, já que o tempo seco dificultou muito”, disse Maria, que em dezembro participará da Volta da Pampulha.

Prazer em viver
Há dois anos atrás, a fisioterapeuta Alejandra Martinez não conseguia ter momentos de lazer. O seu trabalho consumia todo o seu tempo, o que a deixou estressada e a colocou em depressão. Foi então que ela decidiu fazer o que sempre aconselhou aos seus pacientes: praticar corrida.

“Eu não estava em um bom momento pessoal. A vida estava começando a ficar rotineira e sem graça, mas a corrida me estimulou a ter mais momentos de lazer, e me lembrou como a vida é boa”, afirmou Alejandra, de 31 anos.

“Um dos melhores momentos dessa nova trajetória foi aqui na Praça da Pampulha. O dia estava lindo e ensolarado, o que abriu meus olhos. Hoje é minha primeira prova desde então e me senti muito bem”, finalizou a fisioterapeuta.

Corrida contra o tabagismo
Depois de fumar por quase vinte anos, Rui Siqueira dos Santos, de 39 anos, decidiu que já estava na hora de tomar uma atitude contra o cigarro. Sem conseguir uma boa recuperação com ajuda de remédios, o professor resolveu começar a correr e ter uma vida mais saudável.

“Foi a minha melhor opção. Entrei no mundo da corrida de cabeça e me animei quando conheci outros corredores que haviam conseguindo o mesmo feito que eu. Pude ver a força de vontade que muitas outras pessoas tem de acabar com o cigarro”, disse Santos, praticante há quatro anos.

:: Circuito das Estações Adidas – Etapa de Verão – Belo Horizonte
Data: 22 de novembro de 2009
Horário: 8h
Percurso: 5 e 10 km
Clima: Quente
Temperatura: 26ºC (média)
Participantes: 7 mil

Vencedores
Masculino
10 km
1º – Marcos Alexandre Elias – 30min41s
2º – João Marcos Fonseca – 31min20s
3º – Luciano Coelho – 31min27s

5 km
1º – Cristiano da Silva Machado – 14min47s
2º – Celio Rodrigues da Silva – 15min11s
3º – Valdir Sergio de Oliveira – 15min15s

Feminino
10 km
1º – Claudia Helena Dumont – 40min34s
2º – Adriana Fernandes de Souza – 41min49s
3º – Juliana Lima Caixeta Braga – 45min27s

5 km
1º – Adriana Cristina Silva da Luz – 17min32s
2ª – Maria Regina Santos Seguins – 19min43s
3º – Juraci da Consolação Evangelista – 19min51s