Festa santista no Troféu Brasil

Atualizado em 06 de dezembro de 2010
Mais em

Por Daniel Balsa

Paulo Miyasiro venceu a última etapa do Troféu Brasil de Triathlon 2010,disputada no último domingo, dia 6, e conquistou o título da competição na Elite Masculina. Apesar de toda ligação com Santos, este é apenas o primeiro triunfo de um santista no circuito, que esta em sua 20ª edição.

“É muito importante ser o primeiro santista campeão do circuito. Estou muito satisfeito com minha prova, priorizei o Troféu Brasil e a última etapa, que vale mais pontos. Deu tudo certo”, disse o campeão.

Por ter a natação como forte, Miyasiro saiu na liderança da água, enquanto seu principal concorrente ao título, o goiano Santiago Ascenso, saiu apenas em 11º. Quem saiu bem da água foi o tricampeão da competição Fabio Carvalho. Ele iniciou o ciclismo na quarta colocação, próximo de Miyasiro, e mantinha viva as chances da quarta conquista seguida.

Durante o pedal, Ascenço fez a diferença. Único a pedalar a uma média superior a 45 km/h, o goiano terminou o ciclismo junto de Miyasiro na liderança. A expectativa era a de que Santiago impusesse seu ritmo no final, já que a corrida é seu forte, mas não foi bem assim.

O santista partiu para uma tática ousada. Atacou Ascenço logo no começo da última modalidade da prova, abrindo uma vantagem que não foi possível de ser tirada, para delírio da torcida local. “O forte do Santiago é a corrida e o surpreendi atacando logo de cara. Isso acabou minando o psicológico dele e definiu a vitória”, comentou o campeão.

Mesmo com o vice-campeonato da prova e da competição, Ascenço terminou satisfeito com o resultado. “Comecei o ano sem pensar no Troféu Brasil. Tinha outros focos, mas acabei vencendo duas etapas e cheguei aqui com chances. Essa foi a 21ª prova da temporada, que foi a melhor da minha carreira, mas muito desgastante. O corpo pedia para parar, mas vim aqui tentar o tri”, falou o goiano.

Carvalho, o outro postulante ao título, chegou na quarta posição, após sentir o ritmo da corrida. “Esse ano eu foquei as provas do Circuito Internacional, então não dá para fazer tudo bem. Vim para cá completamente fora de forma, pois retornei das minhas férias há duas semanas. Não tinha muitas expectativas para hoje”, disse o triatleta, que perdeu a hegemonia na competição após três títulos seguidos.

No feminino, Carla Moreno seguiu “soberana”, como bem definiu a rival Carolina Furriela. A são-carlense, que já tinha garantido o octacampeonato na Elite Feminina, não deixou que ninguém carimbasse sua faixa de campeã.

Moreno saiu da água entre as ponteiras e teve um desempenho razoável no ciclismo, sendo alcançada apenas por Verônica Martins, que foi a primeira a deixar a bike na transição. A jovem triatleta fez um grande um grande esforço durante o pedal e não resistiu ao forte ritmo imposto por Carla na corrida – única a correr abaixo dos 40 minutos.

“Senti um pouco no final da corrida. Estou voltando de férias agora”, comentou a octacampeã. Perguntada sobre a receita de sua soberania na competição, Carla simplificou. “A prova é igual para todo mundo. Não tem segredo: tem de treinar forte”, disse. “De repente, a chave para a vitória é se preparar com o meu treinador”, completou, aos risos, a triatleta.

A grande disputa da última etapa no feminino foi pelo vice-campeonato geral. Fernanda Garcia, Ariane Monticeli e Carolina Furriela eram as principais postulantes ao título. Furriela foi quem se deu melhor, terminando na segunda posição na prova e no circuito.

“Minha tática foi marcar minhas adversárias diretas. A Carla eu deixei de lado, pois ela é soberana e já tinha ganho o campeonato”, comentou. “Iniciei o ano sem ter o Troféu Brasil como meta, tanto que nem fiz a primeira etapa. Realizei a segunda e fui bem, então resolvi disputar as demais. Nada poderia dar errado, já que eu não teria mais o descarte. Ainda bem que tudo deu certo e conquistei o vice”, completou a triatleta.

Resultado final da etapa:
Masculino
1- Paulo Miyasiro – 1h48min28s
2- Santiago Ascenço – 1h49min11s
3- Fred Monteiro – 1h51min20s
4- Fabio Carvalho – 1h52min10s
5- Marcus Ornellas – 1h52min18s

Feminino
1- Carla Moreno – 2h06min21s
2- Carolina Furriela – 2h08min49s
3- Carolina Galvão – 2h11min47s
4- Fernanda Garcia – 2h12min12s
5- Verônica Martins – 2h12min41s

Resultado final do campeonato:
Masculino
1- Paulo Miyasiro – 689,50 pontos
2- Santiago Ascenço – 672 pontos
3- Fabio Carvalho – 641 pontos
4- Fred Monteiro – 616,50 pontos
5- Guto Antunes – 562,50 pontos

Feminino
1- Carla Moreno – 765 pontos
2- Carolina Furriela – 614,00 pontos
3- Fernanda Garcia – 611,50 pontos
4- Ariane Monticeli – 598 pontos
5- Verônica Martins – 569 pontos