Festa queniana

Atualizado em 02 de junho de 2008
Mais em

Foto: Luiz Doro/ adorofoto/ Divulgação

Os quenianos mostraram força e confirmaram o favoritismo na terceira etapa do Circuito de Corridas da Caixa, realizada neste domingo, 01/06. O mais rápido dos 2.300 participantes foi Joseph Kibiwott Ngetich, que completou os 10 km em 29min05s, deixando o brasileiro Lindomar Modesto em segundo lugar, seguido por Anoé dos Santos Dias.

O percurso pela Lagoa da Pampulha agradou o campeão, que manifestou a vontade de voltar a correr na capital mineira. “Estou muito feliz. Fiz uma boa largada consegui manter o ritmo. Adorei o traçado, que era muito rápido e me favoreceu bastante. Espero voltar para Belo Horizonte nos próximos anos e conquistar mais vitórias”, disse o queniano.

Apesar de não ter vencido, Lindomar Modesto ficou satisfeito com o resultado conseguido em casa, já que ele é atleta do Cruzeiro. “Não esperava esse resultado. A idéia era ficar entre os cinco e acabei fazendo a minha melhor marca nos 10 km. Só posso estar contente por conquistar esse pódio em casa”, disse o atleta, que começou a carreira em Belo Horizonte quando ainda era servente de pedreiro e fazia o trajeto de casa para o trabalho correndo. “Estava sempre praticando esportes e resolvi participar da primeira prova aqui mesmo, na Pampulha, em 1999”, lembra o atleta de 32 anos.

A mais rápida entre as mulheres também veio do Quênia. Anne Cheptanui precisou de 34min17s para vencer os 10 km, 22 segundos à frente de Josiane da Silva, que venceu a primeira etapa da temporada. Vanda Carneiro, campeã da prova de Goiânia, ficou com a terceira colocação.

Anne se manteve na frente desde o início da prova e não deu chance para as brasileiras tentarem uma aproximação. “As brasileiras mostraram força, mas eu construí uma estratégia que deu certo. Forcei o ritmo no começo, abri e consegui manter a liderança até o final. A organização da prova é ótima e adorei participar desta corrida em Belo Horizonte”, disse a campeã, que é recordista da Meia Maratona da Corpore. Josiane esperava vencer em Belo Horizonte, mas reconheceu o forte ritmo da adversária. “Fiquei próxima da queniana durante todo o percurso e por isso consegui abrir das minhas adversárias. Me esforcei ao máximo, mas não foi possível acompanhar o ritmo da líder. Estou feliz com o meu desempenho, mas agora é treinar para a próxima etapa”, disse a atleta de 22 anos.

:: Serviço
Circuito de Corridas da Caixa – Belo Horizonte

Data: 1º de junho de 2008
Horário: 8h
Distância: 5 e 10 km
Resultados
Masculino

1º Joseph Kibiwott Ngetich (Fila) – 29min05s
2º Lindomar Modesto de Oliveira (Cruzeiro) – 29min32s
3º Anoé dos Santos Dias (Aratrop Indl.) – 29min55s
4º Ivanildo Pereiro dos Anjos (Cruzeiro) – 29min58s
5º Willian Gomes de Amorin – 30min16s
Feminino
1ª Anne Cheptanui Bererwe (Fila) – 34min17s
2ª Josiane da Silva Cardoso (Afade/Umuarama) – 34min39s
3ª Vanda Carneiro Chagas (UNIDF) – 35min05s
4ª Simone Alves da Silva (Domiciana Gomes) – 35min12s
5ª Maria Lucia Santos do Nascimento (Matilat/Nardini/CAIXA) – 35min16s