Festa na Barra do Sahy

Atualizado em 16 de dezembro de 2019
Mais em ATIVO

Por Daniel Balsa

O ano de 2010 terminou em grande estilo para os 2.500 nadadores que disputaram a Fuga das Ilhas, realizada no último domingo (12), na praia da Barra do Sahy. Como já se tornou habitual, a prova tem tradicionalmente encerrado a temporada esportiva dos amadores.

Diferente do ano passado, São Pedro se redimiu e deixou o sol brilhar desde logo cedo, sem nenhuma nuvem para atrapalhar o visual. O lugar paradisíaco estava ainda mais lindo. Se o clima fora da água estava bom, as condições do mar estavam ainda melhores para a prática da natação.

Além de ser disputada em uma das praias mais lindas do litoral paulista, a prova segue como o formato de largada nas ilhas em frente à praia e a chegada é no continente – normalmente, as travessias aquáticas são feitas em circuito no mar. A Fuga das Ilhas começa com um belo passeio, pois o transporte dos competidores até o local da partida é feito através de escunas.

“Essa é a terceira vez que eu venho. Sempre retorno, pois o lugar é lindo e gosto muito do fato de ir escuna à ilha”, disse a bancária Marta Dusi, de 47 anos, que venho de Brasília para competir. “É um barato você ir de barco e voltar nadando”, completou.

A praia estava completamente tomada desde as primeiras horas da manhã. Eram os competidores com amigos e familiares, além de alguns turistas curtindo o domingo e assistindo a prova. A excelência do evento e as belezas locais fazem da competição uma ótima opção não apenas para o lazer da família, mas também para nadar juntos, caso de Hugo e André Prata, pai e filho.

“Meu filho me pilhou para vir pra cá poucos dias antes do evento e só deu para treinar apenas dois dias. Mas eu vim, pois é a melhor prova de natação que tem por aqui. É uma delícia nadar no Sahy”, falou Hugo, 45, que é cineasta.

Em sua primeira travessia aquática, André utilizou um diferencial do evento para se motivar durante a natação. “Quando via a ilha ficando longe e a praia cada vez mais perto, comecei a puxar ainda mais meu ritmo”, revelou o estudante de 15 anos.

Com os amigos e familiares próximos, um belo sol e um cenário deslumbrante, nada como aproveitar a ocasião para fazer uma confraternização de final de ano. Foi o que muitos dos inscritos aproveitaram para realizar.

“Tenho uma academia de natação e vieram muitos alunos, assim como meu pai e minha mãe. A prova estava perfeita, mas aproveitar o lugar vai ser melhor ainda. Não tinha lugar melhor para terminar o calendário de maratonas aquáticas e vamos fazer uma grande confraternização”, comentou Caio Milanizoppi, 25.

Campeã surpresa

A vencedora na categoria feminina foi a professora de educação física Denise Kitamura, que disputava a Fuga das Ilhas pela primeira vez. O resultado surpreendeu a campeã, pois não imaginava conquistar o troféu. “Eu vim tranquila, só para completar e brincar um pouquinho”, revelou.

Já entre os homens, o campeão, Samir Botelho, que também é professor de educação física, veio focado em vencer. “Eu já tinha disputado a prova duas vezes e tinha sido quarto em uma e segundo na outra. Desta vez, eu não precisei acompanhar nenhum aluno e pude fazer meu máximo na minha bateria”, disse. “Nadei muito bem e as condições da água perfeitas”, completou.

Resultado final

Masculino
1- Samir Botelho – 21min57s
2- Cesar Denari – 22min31s
3- Rodrigo Bardi – 23min47s
4- Juan Silva – 23min59s
5- Leandro Okuda – 24min01s

Feminino
1- Denise Kitamura – 28min15s
2- Cristiane Toda – 28min26s
3- Sabine Zink – 29min17s
4- Keila Kakazu – 29min23s
5- Aline Saporito – 29min31s