Ferro para corredores

Atualizado em 02 de dezembro de 2010
Mais em

Por Maurício Belfante

Fraqueza, tontura e desmaio. Estes são alguns sintomas da falta de ferro no organismo. Pouco lembrado por esportistas, este nutriente básico para o bom funcionamento do corpo traz força e bom desempenho na corrida. Junto com outros elementos, como cálcio, fósforo, sódio e potássio, o ferro é indispensável na alimentação diária.

“A principal função do ferro é realizar a produção de hemoglobina nas células vermelhas, carregando assim o oxigênio dos pulmões para os músculos. Desta forma, o ferro tem relação íntima com a performance, afetando diretamente a corrida quando o seu nível está baixo”, salienta Camila Diniz, nutricionista. Além disso, o ferro tem outras funções, como agir na produção de energia aeróbia.

Sintomas
Ao correr e sentir uma sensação de escassez de energia, que te impede de continuar bem o treinamento, há possibilidade de o corpo estar necessitando de ferro. Com o nível desta substância abaixo do normal, o organismo fica fraco, além de poder gerar fadiga, tontura, desmaio e anemia.

“Entendendo a funcionalidade do ferro e seus sintomas quando escasso, é fácil perceber quando o corpo o necessita, ainda mais para os esportistas. Além desses sintomas, o corpo parece mais pesado e a força muscular diminuída, resultando em uma menor performance”, ressalta Camila.

Durante provas e treinos, o corredor ainda pode usar uma artimanha para tentar retomar aquela força extra. Com o excesso de gasto energético, o esportista pode buscar através dos isotônicos a reposição de eletrólitos, que contêm em sua base uma boa quantidade de ferro.

Corpo de ferro
A reposição do ferro para o corpo irá acontecer naturalmente, através da ingestão de alimentos específicos, contribuindo veemente para a saúde do corpo. Fígado e carne vermelha são as principais fontes desse nutriente, que também pode ser encontrado em menor quantidade em outros alimentos.

“O ferro do fígado e da carne vermelha são de melhor absorção, sendo assim, os melhores alimentos para quem o necessita. Contudo, há outras fontes, como as leguminosas (feijão, milho e lentilha) e vegetais de cor verde escuro (escarola, couve, brócolis e espinafre)”, explica Camila.

Caso tenha dúvidas sobre o seu índice de ferro, há maneiras de descobrir se há déficit deste nutriente no seu corpo através do hemograma completo até o ferro férrico, principal meio para dar um check-up nos níveis dos principais nutrientes do corpo.