Fernanda Keller volta a brilhar no Ironman Brasil 2008

Atualizado em 25 de maio de 2008
Mais em

A mais famosa triatleta brasileira, a carioca Fernanda Keller, voltou a brilhar no Ironman Brasil e conquistou o lugar mais alto do pódio neste domingo, na disputa em Florianópolis/SC, depois de 9h42min50s de prova. Keller, com 44 anos e agora tricampeã da disputa, teve como principal rival a norte-americana Hillary Biscay, líder em grande parte da prova, mas que não conseguiu manter o ritmo e chegou em terceiro (9h56min07).

A expectativa de uma vitória brasileira ficou mais forte após os 21 km da corrida, última etapa da prova, quando Keller conseguiu ultrapassar Hillary, que até então liderava na elite feminina. Cerca de 8 minutos atrás da norte-americana na transição para a corrida, Keller conseguiu reverter a disputa a seu favor e dedicou a vitória ao pai, que está internado. Keller agora se prepara para comemorar seus 25 anos como triatleta em outubro na final do Circuito Ironman, no Havaí, onde já esteve competindo por 21 vezes.

“Meu maior obstáculo foi vencer o lado emocional. Nos últimos dias tinha que me dividir em treinar e ir ao hospital. Meu pai sempre me incentivou e acompanhou então eu estou feliz de poder dar este presente para ele”, revelou a triatleta.

Fernanda disse que fez uma péssima natação e que perdeu quase 11 minutos em relação às primeiras colocadas que saíram da água, a brasileira Carla Moreno e a americana Hillary Biscay, além de Kelly Lear-Kaul. No ciclismo conseguiu se aproximar das líderes, mas ainda assim fez a transição para a corrida em terceiro lugar. “No ciclismo eu passei a acreditar, disse a mim mesma que ia dar tudo que tinha e deu certo, mas só tive certeza que ia ganhar quando faltavam 100 metros”, completou, explicando que já viu muita gente perder prova por acreditar que ela estava ganha.

A norte-americana Hillary Biscay, terceira colocada em 2006 e sexta no ano passado, disse que estava em sua melhor preparação para a prova deste ano. “Fiz três provas de ironman como treino focando justamente nesta do Brasil.

A triatleta norte-americana Kelly Lear-Kaul, inscrita na categoria amadora 35-39 anos, surpreendeu  e cruzou a linha de chegada em segundo. A quarta colocação ficou com Ladislava Cisarovska e a quinta colocação com Kristin Lie (10h07min50s).

TOP 5 Feminino Ironman Brasil

1- Fernanda Keller, 9h42min50s
2- Kelly Lear-Kaul (EUA), 9h52min40s
3- Hillary Biscay (EUA), 9h56min07s
4- Ladislava Cisarovska (CHE), 10h06min09s
5- Kristin Lie (NOR), 10h07min50s