Favoritos vencem etapa em MG do Circuito Caixa

Atualizado em 23 de junho de 2008
Mais em

Em sua estréia no Circuito de Corridas da Caixa 2008, Maria Zeferina Baldaia venceu com tranqüilidade a etapa de Uberlândia, realizada na manhã deste domingo. Baldaia completou os 10 quilômetros em 35min04s. Entre os homens, o campeão foi Giomar Pereira, vice-campeão do Circuito em 2007, com 30min19s. A próxima etapa do Circuito da Caixa será em Fortaleza, no dia 10 de agosto, e as inscrições já podem ser garantidas on-line aqui no ativo.com. 

A prova teve largada às 8 horas para a elite feminina e 15 minutos depois para os demais competidores, num total de 1.000 participantes. Mesmo com sol a temperatura estava agradável, em torno de 22 graus.

A elite feminina concentrou-se em um único grupo pouco mais da metade da corrida. No sexto quilômetro, Baldaia forçou o ritmo e foi acompanhada por Josiane da Silva Cardoso, Marizete Moreira dos Santos e Marily dos Santos, que será a única representante do Brasil na maratona em Pequim. As colocações se mantiveram até o final quando a atleta cruzou a linha de chegada. A paranaense Josiane chegou 16 segundos depois, confirmando ser um dos destaques do Circuito da Caixa.

“A prova foi excelente e estou muito feliz com a vitória. Fiz o meu ritmo o tempo todo e procurei forçar bastante no final, porque sabia que tinha boas adversárias”, afirmou Baldaia, que no início de junho ganhou a Maratona de São Paulo.

O baiano Giomar Pereira da Silva precisou de pouco mais de 30 minutos para ganhar a etapa de Uberlândia do Circuito da CAIXA, mas teve de passar por uma verdadeira maratona de 24 horas para chegar até o Triângulo Mineiro, Ele saiu de sua cidade no meio da madrugada de sexta-feira e só foi chegar às 3h30 da madrugada do sábado em Uberlândia, depois de pegar sete horas de ônibus até Salvador, duas horas de avião até Brasília, mais sete horas de ônibus até Uberlândia, sem contar as esperas nos traslados.

“Já estou até acostumado com estes deslocamentos demorados, pois moro a mais de 300 quilômetros de Salvador. Tanto que cheguei aqui e só fiz um reconhecimento do percurso, nem treinei para evitar mais desgaste. Na prova, acompanhei os dois atletas do Cruzeiro (Gomes e Pantanal) quando eles abriram no quinto quilômetro e no final, no nono, forcei o ritmo e consegui a vitória”, disse o atleta que participou de duas etapas do Circuito e venceu ambas, a outra foi em Goiânia.

Giomar foi vice-campeão do Ranking Nacional CAIXA/CBAt de 2007 e agora está bem próximo do líder deste ano, Marco Antonio Pereira, que ficou em 11º em Uberlândia. A etapa de Uberlândia teve um padrinho especial, que deu a largada e participou da premiação: Claudinei Quirino, um dos atletas mais premiados do país, medalha de prata no revezamento 4×100 metros na Olimpíada de Sydney, entre outros grandes resultados.

Resultados

Masculino
1) Giomar Pereira da Silva (UniDF/Free Córner/CAIXA), 30min19s
2) Ivanildo Pereira dos Anjos, o “Gomes” (Cruzeiro/Caf;e do Doutor), 30min26s
3) Lindomar Modesto, o “Pantanal” (Cruzeiro), 30min35s
4) Anoé dos Santos Dias (Aratrop Industrial), 30min51s
5) Eliesio Miranda Silva (Tocantis/Pé de Vento/CAIXA), 30min52s

Feminino
1) Maria Zeferina Baldaia (Fermentec/Rvdrat/Pinheiros), 35min04s
2) Josiane da Silva Cardoso (Afade/FME/Concórdia), 35min20s
3) Marizete Moreira dos Santos (Caso/Mizuno/CAIXA), 35min43s
4) Marily dos Santos (Mizuno/Multisport/CAIXA), 35min56s
5) Maria Lucia do Nascimento (Matilat/Nardini/CAIXA), 35min57s