Favoritos, Colucci e Moreno vencem o Internacional

Atualizado em 21 de fevereiro de 2011
Mais em

Por Daniel Balsa

O bom público presente no Triathlon Internacional de Santos, prova que é a abertura da temporada do esporte no Brasil, presenciou o domínio de Reinaldo Colucci e Carla Moreno na competição. Na prova realizada neste domingo, dia 20, os dois triatletas confirmaram o favoritismo e não deram chances aos rivais, conquistando o título da competição de ponta a ponta.

Para vencer entre os homens, Colucci fez uma preparação específica para a prova, investindo um pouco mais nos treinos de natação. A estratégia deu certo. “Eu foquei na natação, pois tenho o ciclismo como forte. Sabia que se eu saísse da água em primeiro, teria grandes chances de vitória”, comentou o triatleta de 25 anos, natural de Descalvado.

Colucci seguiu a risca a estratégia e não decepcionou no ciclismo, completando os 40 km do trecho em 54min12s. “Logo com 10 km eu já estava destacado na frente”, falou o triatleta. Reinaldo saiu para a corrida com uma ótima vantagem para o segundo colocado, que era Luiz Francisco de Paiva.

Com essa larga margem, Colucci conseguiu administrar sua corrida para conquistar a vitória, sua terceira consecutiva no Internacional de Santos. “Eu senti um pouco na corrida. Não muito, mas estava um pouco desconfortável. Agora eu sei onde eu tenho de treinar um pouco mais. Independentemente de qualquer coisa, estou muito feliz pela vitória, pois foi aqui onde eu estreei no triathlon, em 2000”, comentou o tricampeão.

A segunda colocação ficou com o paranaense Guilherme Manocchio, que fez uma prova bem progressiva e foi coroado com uma ultrapassagem nos últimos quilômetros da corrida sobre Luiz Francisco de Paiva, que ficou na terceira colocação, apenas 16 segundos atrás de Manocchio.

O pódio foi completo pelo veterano Marcus Ornellas, que passou a linha de chegada em 1h53min09s, logo à frente de Santiago Ascenço, que se queixou do forte calor e da umidade.

Feminino sem surpresas

Carla Moreno conquistou seu quinto título do Triathlon Internacional de Santos com uma prova impecável. Saiu na água na primeira posição e depois completou os trechos de ciclismo e corrida com os melhores tempos do dia. A são-carlense terminou a prova com 2h06min18s, mais de seis minutos à frente da segunda colocada, Vanessa Gianinni.

Apesar da vitória, Moreno tinha outros planos em mente. “Mais que a vitória, eu queria fazer um ótimo ciclismo. Essa era minha verdadeira meta. Tudo deu muito certo”, disse a campeã.

Carla explicou que o foco nesse ano são as provas do Circuito Mundial da União Internacional de Triathlon (ITU), visando os Jogos Olímpicos do ano que vem. “O triathlon evolui a cada dia, então eu preciso voltar a me acostumar com as provas internacionais após alguns anos fora do circuito”, comentou a triatleta, que também tem como meta os Jogos Mundiais Militares e os Jogos Pan-Americanos neste ano.

A segunda colocação também foi muito celebrada por Vanessa Gianinni, que voltou a competir após longos meses fora por conta de uma lesão. “Foram quase seis meses sem disputar uma prova, então estou contente com o resultado. Sofri um pouco, pois não soube dosar bem meu ritmo, tive muitos altos e baixos, mas é a primeira prova do ano, onde eu tenho como foco o Ironman Brasil, em maio”, disse.

Carolina Furriela terminou na terceira posição após um duelo com Fernanda Garcia durante quase toda a corrida. Ariane Monticeli, que enfrentou problemas em sua bike no início da prova, fechou o pódio.

Resultado final:

Masculino
1- Reinaldo Colucci – 1h48min01s
2- Guilherme Manocchio – 1h51min12s
3- Luiz Francisco de Paiva – 1h51min28s
4- Marcus Ornellas – 1h53min09s
5- Santiago Ascenço – 1h54min17s

Feminino
1- Carla Moreno – 2h06min18s
2- Vanessa Gianinni – 2h12min23s
3- Carolina Furriela – 2h14min02s
4- Fernanda Garcia – 2h14min52s
5- Ariane Monticeli – 2h16min41s