Favoritos ansiosos para a etapa da Copa de MTB

Atualizado em 19 de maio de 2006
Mais em

POR FERNANDO MELLO

A dois dias da disputa, os favoritos estão ansiosos para a largada da 2ª etapa da Copa Internacional de Mountain Bike, no próximo domingo (dia 21), em Conselheiro Lafaiete (MG). Um dos grandes nomes da categoria elite masculino, o biker Odair Pereira espera no mínimo repetir o terceiro lugar da etapa de Socorro (SP). Pereira vem treinando muito para a disputa e quer se manter na briga pelo título da competição, única do país válida para o ranking da UCI (União Ciclística Internacional).

“Na cabeça vai sempre a idéia de estar entre os primeiros. Pelo que vi, será um circuito muito técnico, que exigirá muito dos ciclistas. Mas quero andar bem para continuar brigando pelo campeonato”, explicou o atleta, que faz uma ótima temporada. Ele teve bons resultados nas últimas três provas que participou. Além da terceira colocação na abertura da Copa, Pereira foi vice-campeão na 1ª etapa do Big Biker, em Santo Antônio do Pinhal (SP), e repetiu a colocação nos 70 km de Ceilândia (DF).

No entanto, Pereira sabe que vai enfrentar adversários de peso em Minas. Estão confirmados na disputa o atual campeão da Copa Internacional, Thiago Aroeira, o vencedor da 1ª etapa e representante do Brasil na Olimpíada de Atenas-2004, Edivando Cruz, além do chileno Javier Püschel, tricampeão nacional e considerado o principal ciclista do país. O chileno foi o segundo latino-americano melhor classificado na etapa da Copa do Mundo de Curaçao (Antilhas Holandesas) e quer um melhor resultado na 2ª etapa (foi apenas o 16º em Socorro).

“Fiquei muito feliz de receber o convite para correr a competição novamente. Fiz amigos no Brasil e adorei a prova, tanto pela pista, quanto pela organização e o nível dos atletas. Espero conseguir um melhor resultado desta vez, agora que já conheço meus adversários”, afirmou.

Já na categoria elite feminino, Jaqueline Mourão será a grande ausência. A vencedora da 1ª etapa não poderá estar presente devido à participação em etapa da Copa do Mundo, em Spa (Bélgica). Com isso, o espaço está aberto para outras ciclistas, como a atual campeã da Copa Internacional, a mineira Érika Gramiscelli. Depois de contusão muscular que a afastou por cinco meses, Gramiscelli retorna e espera defender o título com unhas e dentes. Ela afirmou que espera entrar na briga e ainda ganhar pontos para o ranking da UCI. A mineira disse que a pista vai exigir muita técnica dos competidores, além de preparo físico.