Favorito deixa Cape Epic

Atualizado em 31 de março de 2008
Mais em

Por Marina Gomes
Enviada especial ao Cape Epic

O parceiro de Christoph Sauser, o sul-africano Burry Stander, abandonou a corrida hoje (31 de março), no terceiro dia de competição, quando os atletas seguiam da cidade de Calitzdorp para Riversdale.

Stander parou no segundo posto de hidratação, alegando problemas no joelho. A dupla era a favorita, uma vez que o suíço Sauser é medalhista olímpico e campeão mundial. Até ontem, a dupla liderava a prova.

Brasileiro também pára

O ciclista Paulo Brandão também deixou a competição, ontem, no segundo dia, quando faltavam apenas quatro quilômetros para a chegada em Calitzdorp. Brandão estava desidratado e foi levado ao hospital, mas já recebeu alta. Seu parceiro, Alfredo Montenegro, está bem e continua na prova.

Pelo regulamento, Brandão não pode continuar, pois não atingiu a linha de chegada. Os atletas que chegam ao fim, mesmo depois do horário de corte, ainda tem mais uma chance para se recuperar. Caso não consigam novamente, estão fora. “Eles já tiraram meu número e tudo mais, mas continuo aqui até o fim, para acompanhar o pessoal. Quando fui levado ao hospital, eram umas sete da noite, meu pneu tinha furado e eu estava muito desidratado”, contou.

O segundo dia, com 137 quilômetros a serem percorridos, era esperado como o dia mais difícil. O calor de 39 graus tornou ainda mais difícil vencer o último obstáculo do dia, o morro apelidado de “Breakback Mountain” pelos ciclistas, com 1.100 metros de ascensão e até 18% de inclinação. Nesse dia, o horário de corte foi estendido em mais uma hora e muitas pessoas cruzaram a linha de chegada em estado de choque. Ao todo, até o fim da segunda etapa, 84 atletas haviam desistido do Cape Epic.

Ao todo, 14 atletas brasileiros continuam na prova e alguns com posição de destaque, como Eduardo Soares e Daniel Aliperti, em 11º na categoria máster e 66º na classificação geral. “Estamos na frente de lendas como Thomas Frischknecht e Tom Ritchey”, comemora Soares.

Outra dupla brasileira vem se destacando na prova sul-africana de MTB. Os cearenses Michel Bögli e José Correia Filho terminaram a terceira etapa em 97º na categoria máster – e 96º na geral.

Cobertura especial

Para não perder nenhum detalhe do Cape Epic, uma das provas de mountain bike mais difíceis do mundo, a revista VO2 enviou uma repórter – Marina Gomes – à África do Sul, que nos manda notícias fresquinhas da prova. Não perca a cobertura completa do Cape Epic na edição de maio da revista VO2.