Favoritismo prevalece no Brasileiro

Atualizado em 28 de outubro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

O ciclista fluminense Robson Ferreira venceu no último domingo (23) o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Maratona – XCM, realizado em um percurso de 62 quilômetros na cidade de Garibaldi, no Rio Grande do Sul.

O ciclista confirmou sua grande fase e, embalado após vencer a Iron Biker 2011, conquistou o tricampeonato da prova na categoria Elite Masculina. Ele concluiu a disputa com o tempo de 2h14min23s sob um forte sol. Ricardo Pscheidt foi o segundo colocado e Leandro Donizete o terceiro.

“A prova foi muito legal! O lugar é excelente para sediar competições, a sinalização estava perfeita, havia trechos técnicos com subidas e descidas desafiantes. Treinei bastante para esta prova, consegui me manter com um ritmo muito forte até a chegada e finalizei a prova com o título de tricampeão tão esperado por mim, por toda minha família e pelos patrocinadores. Estou muito contente”, comemorou o tricampeão Robson ao site Pedal.com.br.

Na categoria feminina, o destaque ficou por conta da brasiliense Julyana Machado, que completou o trajeto estabelecido com o tempo de 3h01min17s para sagrar-se tetracampeã nacional da modalidade. Luana Machado foi a segunda colocada, enquanto Tania Clair concluiu a prova na terceira posição.

“Logo após a largada nos concentramos em um pelotão de quatro atletas. No decorrer da prova, as outras competidoras não aguentaram o ritmo e foram ficando. Faltando 20 km para o término, aumentei meu ritmo para tentar distanciar de minhas adversárias”, relata Julyana. “O percurso estava bem marcado e com pontos de hidratação. O alemão (presidente da Federação Gaúcha) está de parabéns pela estrutura.”, concluiu Julyana, elogiando a organização da prova.

Classificação Elite Feminina:

1º Julyana Machado – Soul/Taschibra/ UDF/Miroir 03h01min17s
2º Luana Machado – UPF Lagoa Vermelha 03h04min55s
3º Tania Clair Pickler – Assiclo 03h07min
4º Luisa Helena Silva Saft – SMEL São José do Rio Preto 03h13min13s
5º Mariana Carcute B. Soares – Clube Ciclo Vicio 03h20min13s

Classificação Elite Masculina:

1º Robson Ferreira – Amazonas Bike/Kona/ASW 02h14min23s
2º Ricardo Alexandre Pscheidt – Joinville/Felej/HSK/Malhavil 02h16min46s
3º Leandro Donizete dos Santos – Avulso 02h17min
4º Alisson Denis Chepak – Equipe Piru Bike 02h18min36s
5º João Paulo Firmino – Assoc. Batatense/Scott/Pedal Pro 02h20min35s