Fábio Carvalho vence na 2ª etapa do Troféu Brasil

Atualizado em 05 de maio de 2008
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

O triatleta Fábio Carvalho venceu neste domingo, dia 4 de maio, a 2ª etapa do Troféu Brasil de Triatlhon, disputada na Cidade Universitária da USP, em São Paulo. Fábio, que é o atual campeão do circuito e venceu a primeira etapa de 2008, completou os 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida em 2h02min12s. Sua vantagem para Santiago Ascenço, segundo colocado na prova, foi tão grande, que ele se deu ao luxo de parar alguns metros antes da linha de chegada para dar um beijo em sua namorada Andréa.

No feminino, Carla Moreno ficou com o título. Agora, ambos os atletas se preparam para o Ironman Brasil, no próximo dia 25, em Florianópolis, e prometem um bom resultado.

“Essa vitória foi ótima para tirar um pouco a ansiedade, tirar um pouco a cabeça do treinamento. Ironman é uma prova muito difícil de prever, mas quero dar o meu melhor e se isso valer a vitória, estou indo para isso. Quero fazer o meu melhor”, afirmou Fábio Carvalho, que foi sexto colocado na edição de 2007 do Ironman Brasil.

A prova
A competição reuniu 732 atleta do Brasil, da Argentina e da França, e foi disputada em um percurso travado, porém muito técnico. O frio de 13 graus não incomodou o atual campeão Fábio Carvalho, que mais uma vez teve no pedal o seu ponto forte para obter uma vitória tranqüila, com 2min10s de vantagem para o segundo colocado.

Mesmo com dois triunfos seguidos em 2008, o atleta de Mogi-Mirim descarta o clima de “já ganhou”, mas sabe que deu um importante passo para a conquista do bi-campeonato.

“Faltam ainda cinco etapas, tem de botar o pé no chão e trabalhar bastante. Claro que o bicampeonato está nos planos. Se eu fizer mais duas ou três etapas como esta, fica mais fácil”, destacou.

Já Carla Moreno teve dificuldades para conquistar o título da etapa de São Paulo. Depois de uma disputa acirrada com Sandra Soldan na natação, ela sofreu uma penalidade no ciclismo e teve que ficar 1min30s parada. A desvantagem não abateu a atleta, que voltou num ritmo muito forte e venceu com 4min2s de dianteira sobre Vanessa Gianinni.

Classificação da 2ª etapa
Masculino

1 – Fábio Carvalho (BRA/Herbalife/Santos) 2h02min12s
2 – Santiago Ascenço (BRA/Halixistar/Goiânia) 2h04min22s
3 Bruno Matheus (BRA/Angio Corpore/Santos) 2h06min26s
4 Ezequiel Morales (ARG/Nutrilatina Age) 2h06min35s
5 Igor Fonseca Amorelli (BRA/CPH/Balneário Camboriú) 2h06min56s

Feminino
1 – Carla Moreno (BRA/Pão de Açúcar/Santos) 2h18min51s
2 – Vanessa Gianinni (BRA/Isma/Campinas) 2h22min49s
3 – Fernanda Garcia (Stolt Haven/Santos) 2h25min39s
4 – Maria Soledad Omar (ARG/Nutrilatina Age) 2h26min04s
5 Sandra Soldan (BRA/Pão de Açúcar/Niterói) 2h26min48s