Fábio carvalho é tricampeão do Troféu Brasil

Atualizado em 06 de dezembro de 2009
Mais em

Nem o forte sol, o mar bastante agitado e a temperatura de 30 graus desanimaram os 1.012 triatletas que se reuniram para a sexta e última etapa do Troféu Brasil de Triathlon, neste domingo (6), em Santos. Líderes do Profissional, Fábio Carvalho e Vanessa Gianinni garantiram a vice-colocação neste domingo, mas, na soma de pontos, conquistaram o Troféu Brasil de Triathlon 2009.

No masculino, o santista Paulo Miyashiro liderou e venceu a disputa em 1h51min49seg. “Estava muito tranquiilo durante a competição. Liderei as transições e fiz uma corrida forte. Estou muito satisfeito, pois venci, ao menos, uma etapa do Troféu e ainda fui vice-campeão de 2009”, revelou o atleta da equipe Unimes/Avora Cosméticos.

Já Fábio Carvalho (Mizuno/Powerbar) sofreu para garantir a vice-colocação deste domingo e o tricampeonato do ano com o tempo de 1h54min21seg. Fábio teve um pequeno acidente na bike que lhe rendeu, além de uma queda e escoriações nas costas, uma diminuição no ritmo de prova.

“Confesso que nadei mal, mas o que realmente me atrapalhou foi a queda da bike logo no início do percurso. Mesmo assim entreguei a bike em terceiro lugar e fiz uma corrida relativamente boa. Apesar do arranhão estou feliz pelo tricampeonato e pelo meu rendimento deste ano”, completou o triatleta.

No feminino, a estreante Flávia Fernandes (E.C.Pinheiros), de 28 anos, liderou e garantiu sua primeira vitória no Profissional com o tempo de 2h08min25seg. “Tenho bons resultados no Amador, por isso tive coragem de enfrentar o Profissional. Foquei meus treinos para essa prova e consegui vencer”, comemorou a goiana radicada em São Paulo.

Apesar da vitória de Flávia, quem levou o campeonato no feminino do Troféu Brasil de Triathlon 2009 foi a campineira Vanessa Gianinni (Speedo/Pragma/RM Consultoria). Assim como a triatleta goiana, Vanessa estreou na competição em 2003, quando iniciou no Profissional.

“Estou muito emocionada por vencer, pela primeira vez, o maior circuito brasileiro de triatlo e escrever meu nome ao lado de atletas maravilhosas como Fernanda Keller, Carla Moreno e Ana Boccanera. Quero dedicar essa primeira e de muitas vitorias à minha amiga e companheira de treinos Ana Lídia”, lembrou Vanessa sobre a companheira de equipe que sofreu um atropelamento enquanto treinava na última quinta-feira, em Campinas, e que permanece internada com fraturas na bacia.

Para Núbio de Almeida, diretor da NA Sports, empresa idealizadora e organizadora do Troféu Brasil de Triathlon, a disputa de 2009 foi um sucesso. “Foi um ano fantástico. Apesar da crise, tivemos um crescimento no número de atletas, reforçando o potencial e a força do triatlo no país. Em 2010 a disputa completa 20 anos e estou confiante que teremos um desenvolvimento ainda maior não só no número de participantes, mas no de adeptos à modalidade”, revelou. A primeira etapa do 20º Troféu Brasil de Triathlon já tem data marcada: 28 de fevereiro, em Santos.

O Ranking da Categoria Profissional:

Masculino
1) Fábio Carvalho (SP), 716,5 pontos
2) Paulo Henrique Miyashiro (SP), 683,5
3) Igor Amorelli (SC), 619
4) Fred Monteiro (SP), 577
5) Anderson Ricardo Ferreira (SP), 533,5

Feminino
1) Vanessa Gianinni (SP), 698,5
2) Fernanda Garcia (SP), 614,5
3) Carolina de Lima (SP), 601
4) Verônica Mello (SP), 573,5
5) Alessandra de Carvalho (SP), 545,5

Os cinco primeiros da sexta etapa no Profissional:

Masculino
1º) Paulo Miyashiro
2º) Fábio Carvalho
3º) Igor Amorelli
4º) Fred Monteiro
5º) Anderson Ferreira

Feminino
1º) Flávia Fernandes
2º) Vanessa Gianinni
3º) Carolina de Lima
4º) Ariane da Silveira
5º) Verônica Mello

 

Acompanhe o ativo.com pelo Twitter: www.twitter.com/ativocom