Fábio Carvalho e Carla Moreno vencem o 18º Troféu

Atualizado em 08 de dezembro de 2008
Mais em

por Felipe Vilasanchez

Fábio Carvalho e Carla Moreno foram os vencedores da elite do 18º Troféu Brasil de Triathlon, cuja última etapa aconteceu no domingo, dia 7, na Praia do Gonzaga, em Santos, litoral paulista.

Líder do circuito, Fábio só perderia o campeonato caso não conseguisse terminar a prova. O vencedor masculino, que mora em Santos, assim como Carla, completou os 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida em 1h49min31s, abrindo um minuto de vantagem sobre Paulo Miyasiro e conquistando o bicampeonato.

Carla Moreno, entretanto, terminou em segundo lugar. Mas, mesmo atrás de Vanessa Gianinni, vencedora da etapa, sagrou-se heptacampeã, contando um troféu a mais que Fernanda Keller e igualando-se ao argentino Oscar Galindez.

Miyasiro, que competiu na Olimpíada de Atenas, foi o homem mais rápido na natação, mas foi ultrapassado no pedal por Fábio antes do terceiro quilômetro do percurso. “A natação foi a minha sobrevivência. Ou eu saía com o ‘Shiro’ ou perdia a prova. Então, dei tudo na natação e consegui sair com ele do mar. Foi a primeira vez na minha vida. Depois, pedalei bem, nada exorbitante, mas que garantisse a minha vitória”, explicou o bicampeão, que bateu o campeão do Triathlon Internacional de Santos.

O santista Fred Monteiro, que almejava o pódio, acabou disputando o terceiro lugar com o argentino Ezequiel Morales e com Bruno Pereira Matheus, que chegou a liderar o ranking. Mas foi Ezequiel quem chegou na frente.

Entre as mulheres, Verônica Mello Martins, considerada uma das promessas da nova geração, foi a primeira a sair do mar, seguida de perto por Vanessa Gianinni e Carla Monteiro. Mas Vanessa, vencedora da etapa de Goiânia e vice em outras quatro, ultrapassou a oponente na bicicleta, ficando com quase um minuto de vantagem.

Carla, que no pedal ainda estava em terceiro lugar, alcançou a segunda posição durante a corrida. Após chegar dois minutos atrás de Verônica à área de transição, a heptacampeã aumentou o ritmo na corrida e ultrapassou a segunda colocada, completando a prova em 2h08min02s, quatro minutos a mais que Vanessa.

“Eu venci, mas a Carla fez a parte dela. Na verdade, era praticamente impossível superar a Carla no ranking. Não tem nem como imaginar a Carla sendo quinta. Ela é uma superatleta e eu me espelho muito nela”, explicou Vanessa.

Verônica completou a prova na quarta posição, sendo ultrapassada também por Fernanda Garcia, terceira colocada no ranking.

Com um grande público na torcida, a prova, que fez parte do encerramento da Virada Esportiva do Interior, teve inscritos 1.012 atletas de 21 estados e cinco países, entre amadores e profissionais. Segundo Núbio de Almeida, organizador do campeonato, os hotéis da cidade ficaram lotados.