Fabian Cancellara vence "La Classissicima"

Atualizado em 24 de março de 2008
Mais em

Por Daniel Balsa

O suíço Fabian Cancellara (CSC) foi o campeão da 99ª Milão São-Remo, disputada neste sábado, 22 de março, na Itália. Faltando dois dos 298 quilômetros de prova, o ciclista lançou um ataque contra um grupo de 15 competidores para ficar com a vitória. Ele cruzou a linha de chegada com 7h14min35s, quatro segundos à frente do italiano Filippo Pozzato (Liquigas) e do belga Philippe Gilbert (Française des Jeux).

Cancellara entrou na prova como um dos favoritos, por ter vencido a Monte Paschi Eroica e a Tirreno-Adriático nesta temporada, mas mostrou certa arrogância ao comentar sua condição de ser um dos candidatos à vitória na “Classissicima”.

“Eu era o grande favorito”, declarou. “Mas, para vencer, eu precisava dar tudo de mim. As pessoas acreditavam que eu poderia fazer algo. Foi uma prova estressante, mas me mantive calmo e tranqüilo”, completou.

A chegada de Cancellara foi comparada com a vitória do próprio na terceira etapa do Tour de France 2007. A corrida se encaminhava para uma chegada massiva, quando o bicampeão mundial de contra-relógio partiu em um ataque nos últimos metros e cruzou na primeira colocação. Aliás, o triunfo fez com que ele continuasse com a camisa amarela da principal prova do ciclismo mundial. “É, meu ataque foi parecido com o que eu fiz em Compiègne”, disse.

A quarta colocação ficou com o italiano Davide Rebellin (Gerolsteiner), atual campeão da Paris-Nice. Ele foi seguido por seu compatriota Mirco Lorenzetto (Lampre), que superou o líder de sua equipe, o também italiano Alessandro Ballan. Na sexta posição terminou Anthony Geslin (Bouygues), com Rinaldo Nocentini (Ag2r), da Itália, em seu encalço.

Até então atual campeão da prova, o espanhol Oscar Freire (Rabobank) não conseguiu nada além de um oitavo lugar, 5s atrás de Cancellara. Os noruegueses Thor Hushovd (Crédit Agricole) e Kurt-Asle Arvesen (CSC) completaram os dez primeiros.

Murilo Fischer (Liquigas) foi o único brasileiro na prova. Trabalhando para Pozzato, o ciclista terminou somente na 96ª colocação, 5min43s atrás do vencedor.

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

1- Fabian Cancellara (SUI/CSC) 7h14min35s
2- Filippo Pozzato (ITA/Liquigas), a 4s
3- Philippe Gilbert (BEL/Française des Jeux), m.t.
4- Davide Rebellin (ITA/Gerolsteiner), m.t.
5- Mirco Lorenzetto (ITA/Lampre), m.t.
6- Anthony Geslin (FRA/Bouygues Telecom), m.t.
7- Rinaldo Nocentini (ITA/Ag2r), m.t.
8- Oscar Freire (ESP/Rabobank), a 5s
9- Thor Hushovd (NOR/Crédit Agricole), m.t.
10- Kurt-Asle Arvesen (NOR/CSC), m.t.
96- Murilo Fischer (BRA/Liquigas), 5min43s