Expectativas para Berlim

Atualizado em 26 de setembro de 2008
Mais em

Por Carolina Botelho

A Maratona de Berlim chega em sua 35ª edição nesse domingo, 28 de setembro. Considerada os 42 km mais rápidos, pois o percurso é quase todo plano, a prova atrai 40 mil corredores de todo o mundo em 2008, além de milhares de espectadores.

A brasileira Carla Giogi, desenhista industrial, 43, participante do seleto grupo de corrida que disputou os desafios do Cartel Endorfina, da Nike, em 2007, foi a campeã das etapas entre as mulheres e ganhou como prêmio disputar uma maratona internacional. Durante quase um ano, ela se preparou para a Maratona de Berlim. “Estou animada. Quero fazer uma boa corrida. Preparei-me para isso”, disse Carla, que está na capital alemã desde quarta-feira, 24 de setembro.

Clima na cidade
O clima em Berlim está perfeito para a prática esportiva, com céu aberto e temperatura agradável – durante o dia gira em torno dos 20ºC e à noite fica perto dos 12ºC. Para o dia da prova, a previsão é boa, sem o vento que dificultou a edição de 2006. No horário da largada, os termômetros devem marcar entre 10ºC e 13ºC, com a temperatura subindo até 17ºC no decorrer da manhã.

Sorria em pontos do percurso
A organização da 35ª edição da Maratona de Berlim oferece, esse ano, um serviço muito especial para os atletas participantes: nos quilômetros 10, 21, 30 e 35 e na linha de chegada serão colocadas câmeras fixas para filmar a passagem dos corredores por esses pontos. Por isso, a dica é sorrir e acenar para destes equipamentos fixados ao longo do percurso.

Os vídeos estarão disponíveis a partir de terça-feira, 30 de setembro, no site www.finisherclip.de. Os corredores terão que fazer uma busca pelo número de peito ou pelo nome para ver suas imagens nos diferentes pontos da prova. O serviço é gratuito. Se quiser o vídeo em alta resolução para PC, telefone celular ou iPod, é preciso pagar 9,95 euros no cartão de crédito.

Destaque na agenda
Entre as atividades propostas na programação, no sábado, 27 de setembro, o destaque fica para o Breakfast Run, oportunidade de sentir o clima da corrida um dia antes da prova. O tradicional café da manhã com corrida está marcado para começar às 9h30, em frente ao Charlottenburg Palace e seguirá por 6 km até o Olympic Stadium. Normalmente, os atletas participam dessa festa carregando bandeiras de seus times de futebol, países, cidades e até tocando instrumentos. Depois da corrida, é servido um reforçado lanche.

Largada
Como não há estacionamento para carros ou ônibus perto da largada, a organização recomenda usar transporte público e chegar entre 90 minutos e duas horas antes da prova para não ter problemas. A largada está marcada para as 9h.