Exemplos de superação na Maratona de Paris

Atualizado em 10 de abril de 2012
Mais em

Por Renan Santiago

A Maratona Internacional de Paris, que será realizada no próximo dia 15 de abril, vai contar com a participação de dois grandes exemplos de superação do atletismo brasileiro: Ezequiel Marcelo da Costa e Marcos Alexandre Elias.

A exemplo de Oscar Pistorius, velocista sul-africano que teve as duas pernas amputadas, Ezequiel perdeu o braço direito em 1991 e, ainda assim, compete entre não-deficientes. O atleta da equipe do SESI-SP foi o quarto brasileiro melhor colocado na Maratona de Nova York, em 2008, campeão da Prova Esporte Solidário, em 2009, heptacampeão da São Silvestre para atletas com deficiência nos membros superiores e primeiro colocado em algumas importantes corridas de rua, como a Meia-maratona de São Paulo e Gonzaguinha.

Outro exemplo de superação atende pelo nome de Marcos Alexandre Elias. O atleta de 29 anos deixou a vida de lavrador há apenas seis anos e se tornou competidor de elite, conseguindo destaque nas provas de rua. Ele conquistou o 1º lugar nas Meias-maratonas de Curitiba e Santo André, além da Maratona Internacional de Punta del Este, no Uruguai. Marcos foi também o brasileiro melhor colocado nas Maratonas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Com o patrocínio da Biarritz Turismo, os atletas competirão com grandes nomes do atletismo na Maratona de Paris para buscar índice de classificação para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres, em julho.