Euskaltel investe em programa antidoping

Atualizado em 01 de dezembro de 2009
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

A equipe Euskaltel-Euskadi irá estrear em janeiro de 2010 um novo programa na luta contra o doping. Na temporada passada, o time basco teve dois casos com Inigo Landaluze e Mikel Astarloza.

“Tivemos dois casos que mancharam nossa imagem. Realizamos mais de 700 testes, o que nos dá uma idéia, mas não confirma 100% a condição do ciclista. Então, junto com os patrocinadores, resolvemos buscar um novo projeto de controle antidoping, ajudando o ciclista no dia-a-dia”, disse Igor Gonzalez de Galdeano, gerente geral da Euskaltel.

Mesmo sem adiantar muitos detalhes, Gonzalez confirmou que o objetivo é buscar o jogo limpo dentro do time, evitando assim problemas futuros. “Queremos ter dados específicos e nos cercar do que acontece. Assim, podemos tomar decisões sábias sem nos precipitar.”

O gerente geral acredita que esse projeto irá ampliar as portas da equipe, com maior abertura em outros países, além de agradar aos fãs. “Nosso lema é lutar conta o doping”, acrescentou.

Samuel Sánchez, principal ciclista do time, afirmou que tudo que visa transparência, controle e fiscalização do ciclista auxiliando seu desempenho é positivo.

“Ciclismo é o esporte mais controlado do mundo e acho que isso deveria ser copiado. Nós devemos estar orgulhosos por isso e não há nenhuma necessidade de esconder alguma coisa”, concluiu.