Estudo compara aptidão aeróbia em laboratório e campo

Atualizado em 26 de junho de 2009
Mais em

O Centro de Estudo de Fisiologia do Exercício (CEFE) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) prepara uma pesquisa com o objetivo de comparar os índices de aptidão aeróbia obtidos em laboratório com os medidos em testes de campo e estimados a partir do teste de 3200 metros e de velocidade crítica.

Para a análise serão selecionados indivíduos saudáveis, com idade superior a 18 anos, praticantes de corrida, com tempo para prova de 10 Km entre 35 e 45 minutos. Os participantes serão divididos em dois grupos que realizarão procedimentos experimentais distintos.

Durante os testes de esforço progressivo máximo serão analisados os parâmetros cardiorrespiratórios, as respostas do lactato sanguíneo, a freqüência cardíaca e a percepção subjetiva de esforço. Durante os testes de campo será monitorada apenas a freqüência cardíaca de recuperação (10 minutos).

Os participantes do estudo receberão uma avaliação da aptidão aeróbia feito de forma direta, com equipamentos de alta tecnologia, totalmente gratuita, que pode servir de base para o treinamento.
 
Serviço

Professor Thiago Ribeiro Lopes
Tel.: (11) 3396- 6570 ou  (11) 9734-1988
E-mail: thi-lopes@ig.com.br ou thilopes82@gmail.com.