Estreia triunfal

Atualizado em 05 de outubro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Tony Martin (HTC-Highroad) fez sua estreia com a camisa arco-íris nesta quarta-feira (5), na 1ª etapa da Volta de Pequim, realizada em um percurso de 11,3 quilômetros entre o Estádio Ninho de Pássaro e o Cubo d’Água, no Parque Olímpico. O campeão mundial de contrarrelógio parece não ter sentido a pressão de competir com a camisa e conquistou uma bela vitória, superando o segundo colocado, David Millar (Garmin-Cervélo), em 17 segundos na crono inaugural.

“É minha primeira disputa vestindo a camisa arco-íris e também minha primeira vitória com ela, portanto, realmente é um dia muito especial para mim, mesmo porque é uma honra muito grande ser o primeiro vencedor de uma etapa da Volta de Pequim”, comemorou Tony Martin, após sua vitória na inédita prova WorldTour.

Os ciclistas, que iniciaram a prova debaixo da sombra do Estádio Olímpico, contaram com uma novidade inusitada nesta quarta-feira: a etapa de contrarrelógio foi disputada em bicicletas de estrada. “Foi um trajeto bastante curto e não fomos autorizados a competir em bicicletas de contrarrelógio, portanto, foi uma situação atípica e complicada, mas eu estava muito motivado e cheguei à prova com muita força e em boas condições, assim como no Mundial”, disse o alemão.

O melhor ciclista jovem do dia foi o britânico Alex Dowsett (Sky), que concluiu a etapa na 3ª colocação. O atleta de 24 anos terminou a prova a 24 segundos de Tony Martin e contribuiu para o excelente dia da Sky, que também contou com Chris Froome e Stephen Cummings na quarta e quinta posições, respectivamente.

Quando questionado sobre a liderança da competição, o vencedor da 1ª etapa da prova chinesa comemorou a conquista do dia, que representou uma boa vantagem imposta de mais de meio minuto para quase todos os ciclistas presentes, com exceção de três britânicos – 2º, 3º e 4º colocados. O líder do estágio também assumiu estar confiante para manter um bom ritmo e tentar defender a posse da camisa vermelha.

“Todos disseram que o ciclista que vencesse a etapa de hoje teria chances reais de título, então eu tentarei. Não sei como serão as condições presentes nas altas montanhas chinesas e já faz algum tempo que não pedalo em subidas, por isso terei que ver como será meu desempenho”, disse Martin.

Classificação:

1 Tony Martin (ALE/HTC-Highroad) 13min34s
2 David Millar (GBR/Garmin-Cervélo) a 17s
3 Alex Dowsett (GBR/Sky) a 24s
4 Christopher Froome (Gbr/Sky) a 26s
5 Stephen Cummings (GBR/Sky) a 35s
6 Lars Boom (HOL/Rabobank) a36s
7 Olivier Kaisen (BEL/Omega Pharma-Lotto) a 39s
8 Luis Leon Sanchez Gil (ESP/Rabobank) a 41s
9 Jean Christophe Peraud (FRA/ AG2R La mondiale) a 43s
10 Dario Cataldo (ITA/Quick Step) m.t.