Especialista em bikefit diz como evitar dor lombar

Atualizado em 15 de maio de 2009
Mais em

As dores na região da coluna vertebral, mais precisamente na “lombar”, são as segunda causa de dores e desconforto mais comuns encontradas em ciclistas, sendo menos relatadas apenas que dores no joelho (PRUITT. A). Este desconforto tende a aumentar conforme o ciclista envelhece.

Quem nunca teve sequer um leve incomodo nas costas no dia-a-dia ou mesmo na bicicleta? Por isso, segue desde já algumas dicas para aqueles que sentem dores ou desconforto.

A Coluna Vertebral: É dividida basicamente em três partes – Coluna Cervical – região do “pescoço” – com um total de 7 vértebras, seguida pelas vértebras Torácicas no total de 12;  “região do peito até metade superior do abdome” e por último as lombares compostas por 5 vértebras. A coluna vertebral tem suas curvaturas fisiológicas naturais como as lordoses (cervical e lombar) e cifose torácica. Por isso, procure sempre um profissional para avaliar a sua postura e verificar se há uma lordose ou cifose acentuada, deixando de ser fisiológicas, ou uma escoliose, que podem intensificar as dores.

Causas: Posturais (dentro e fora da bike), falta de flexibilidade, fraqueza muscular na região do abdome e/ou da lombar, hérnia, artrite e muitas vezes diferença de tamanho de perna.

Postura: Hoje os vícios posturais são as principais causas de desconforto e a partir dos mesmos, adquiri-se uma nova posição (viciosa) para aliviar o desconforto. O que acontece muitas vezes é que na infância, durante aquelas aulas de educação física, o professor deixou algumas tarefas a fazer! E agora deve-se corrigir, o que é mais difícil.
Principais causas de vícios posturais: televisão, computador, videogames, mesas e cadeiras com medidas diferentes e desproporcionais as proporções físicas da pessoa.

Na Bike
Aqui entra o papel do treinador, ele deve auxiliar o aluno a ter a postura adequada na bicicleta, pois muitas vezes o próprio ciclista “sobe” na bike e fica na postura que acredita ser a ideal e acaba tendo esta como posição padrão, podendo ter no futuro dores dentro e fora da bike.

Principais dicas
Longa distância – Reduzir distâncias, usar selim adequado, pneus não tão cheios, não passe das 100-110 psi (speed) e usar pneus mais largos (700×23/25 ex: Specialized Roubaix). Variar posições durante pedal. Avanço no tamanho e angulação ideal.

Na Mountain Bike – O uso de amortecedores, tanto dianteiro quanto traseiro ajudam e muito. Taquinhos bem ajustados, manoplas ergonômicas e alongamentos antes e depois. Evitar uso de mochilas de hidratação pelo menos por um tempo.

Triathlon – Normalmente ajuste incorreto de clip de guidão, top tube muito longo ou muito curto para distâncias longas e falta de fortalecimento de musculatura lombar e abdominal.

Dor no pescoço – Consultar um ortopedista para verificar se a causa não é óssea ou articular. Diminuir a distância total entre ísquios e guidão, elevar a angulação do avanço. Fortalecimento da cervical e alongamento

Dor na lombar – Consultar ortopedista para verificar se a causa não é óssea ou articular. Usar marchas mais leves, selim mais macios e do tamanho adequado, pneus mais largos e fortalecimento muscular.

O que fazer e não fazer: O uso de antiinflamatórios ajuda no alivio da dor, mas lembre-se que atleta é atleta e não médico, não ache que sabe tudo, consulte sempre um médico, pois o uso excessivo de medicamentos pode causar prejuízos a sua saúde.
Faça sempre uma compressa e muito alongamento, massagem e claro um bom ajuste na bike, pois muitas vezes, este incomodo é causado por um não ajuste da bicicleta para o ciclista. Lembre-se a prevenção é sempre mais importante do que esperar a dor chegar ou ter que parar o pedal no meio para “aliviar a coluna”.