Espanhol Carlos Sastre vence Tour de France 2008

Atualizado em 28 de julho de 2008
Mais em

O ciclista espanhol Carlos Sastre (CSC) venceu a edição 2008 do Tour de France, em uma das finais mais disputadas da história da prova. Sastre conseguiu manter os 65 segundos de liderança geral sobre o australiano Cadel Evans, que no ano passado também perdeu o Tour na reta final, por 23 segundos, para Alberto Contador. A 21ª e última etapa do Tour, 143 km de Étampes até a chegada na Champs-Elysees, em Paris, teve como campeão Gert Steegmans (Quickstep).

Além de tornar-se o terceiro atleta da Espanha a conquistar o título de campeão de uma das mais famosas provas do mundo, aos 33 anos, Sastre entrou para a lista dos ciclistas mais velhos a vencer o Tour de France. O terceiro lugar do pódio ficou com o austríaco Bernhard Kohl.

Como nos últimos dois anos, o Tour de France voltou a ser assombrado pela questão do doping, com quatro ciclistas expulsos da prova por testes positivos, sendo o último deles, Dmitry Fofonov, anunciado praticamente ao mesmo tempo que a vitória de Sastre. Os outros três ciclistas banidos da disputa foram o italiano Riccardo Ricco (Saunier Duval), Manuel Beltran e o espanhol Moises Nevado  Entretanto, o diretor da competição Christian Prudhome disse que a edição deste ano pode ser considerada a prova da vitória contra o dopping, uma vez que os ciclistas foram pegos durante a disputa e punidos.      

O destino de Sastre na disputa foi selado na temida disputa dos 13 km do L’Alpe Huez, quando ele venceu e assumiu a liderança geral. Até esta 17ª etapa, Sastre era o quarto colocado no geral, 49 segundos atrás de seu colega de time, Frank Schleck, que consquistou a camisa branca de melhor ciclista jovem.