Erik Zabel anuncia despedida para janeiro

Atualizado em 09 de dezembro de 2008
Mais em

Por Felipe Vilasanchez

O velocista Erik Zabel se despedirá do ciclismo em janeiro de 2009 na edição de centenário da clássica Prova dos Seis Dias de Berlim. A disputa será realizada entre os dias 22 e 27, no velódromo da capital alemã, onde o sprinter estreou pelo clube RC Rotation, há 28 anos atrás.

O atleta de 38 anos anunciou sua aposentadoria em setembro, durante o Mundial, e deixou o ciclismo de estrada na disputada prova do Dia da Unidade Alemã, comemorado em três de outubro.

Zabel, que é considerado um dos ciclistas mais carismáticos e um dos mais populares de seu país, disse que tentará conter as lágrimas em sua despedida. Os organizadores da prova esperam que compareçam à competição cerca de70 mil espectadores.

Doping
No final de 2006, Erik causou rebuliço quando pediu desculpas por ter mentido sobre a utilização de substâncias ilegais. O ciclista confessou ter usado o EPO por um curto período de tempo para o Tour de France de 1996. Além dele, outros ciclistas da equipe Deutsche Telekom, que mudou o nome para T-Mobile, admitiram o uso de doping, fato que fez com que a empresa telefônica abandonasse o esporte.

Em sua prova de despedida, Erik Zabel terá como companheiro de equipe o ciclista alemão Robert Bartko.