Equipes estrangeiras prontas para o Tour do BR

Atualizado em 17 de agosto de 2009
Mais em

Em suas cinco edições realizadas, o Tour do Brasil tem sido dominado pelas equipes brasileiras. Foram cinco títulos e a mesma quantia por equipes na competição. Neste ano, seis equipes estrangeiras estão confirmadas e tentarão conquistar o título.

As equipes são a neozelandesa Cicloravena/Instituto P+A/ativo.com, a alemã Demag Racing Team, a portuguesa Barbot/Siper/Azeite Vila Flor, a argentina Acme/Zero Graviti, a chilena Polidesportivo Sketchers/Trek, e a Club Copsa do Uruguay, que se juntarão, com 15 equipes nacionais na briga pelo título de 2009.

A programação do Tour do Brasil começa no dia 22, com a disputa do Contra-Relógio por equipes em São Paulo, e segue até o dia 30, totalizando 1289,4 quilômetros pelas estradas paulistas, passando por mais de 70 municípios. A competição terá nove etapas, com sedes nas cidades de São Paulo, São José dos Campos, Atibaia, São Carlos, Ribeirão Preto, Bauru, Sorocaba, Campinas e Jundiaí. O evento terá transmissão para todo o país pela Rede Globo e Canal SporTV, e para o exterior pela Globo Internacional.

A presença de equipes da Europa e Oceania dará uma nova condição ao Tour do Brasil, com escolas diferentes e que contribuirão para o intercâmbio com os brasileiros. A Demag Racing Team terá um grupo jovem, mas já acostumado às competições fortes. Os ciclistas confirmados são Oliver Hack, Lucas Adrion, Martin Gaber, Cristoph Hench, Rainer Rettner e Felix Fuchs. O outro representante europeu, o Barbot/Siper/Azeite Vila Flor, terá oito atletas, todos com participações em eventos fortes, como a Volta de Portugal. São eles Antonio Amorim, Bruno Castanheira, Bruno Pires, Carlos Pinho, David Bernabeu, Helder Oliveira, Sérgio Ribeiro e Bruno Pinto.

O time da Nova Zelândia mescla atletas novatos e experientes, alguns com participações em eventos nos Estados Unidos e Inglaterra. Os destaques são Andrew Barlow, campeão nacional e continental, Karl Moore, campeão em Monza em 2001 e campeão nacional Sub 23 em 99, e Scott Lyttle, campeão do GP Buxerolles, Copa da França, sendo o sétimo ciclista do ranking da França no ano passado. Completam a relação de atletas Leonardo Pineda – uma peça importante para a equipe, pois conhece todo o percurso e muitos dos ciclistas participantes – Shane Melrose, Joseph Chapmann, James Gibson e Logan Mort. O Diretor Técnico da equipe é o ex-ciclista brasileiro José Carlos Oliveira Barbosa.

Da América do Sul, Argentina, Chile e Uruguai estarão presentes mais uma vez. A Acme/Zero Graviti, da Argentina, trará os ciclistas Armando Borrajo, acostumado a competir no país e que esteve na última 9 de Julho; Darwin Urrea, Juan Pablo Rafler, Jesus Patalagoytia, Julio Herrera e Ruben Velasco. No time chileno, o Polidesportivo Sketchers/Trek, também há competidores com várias provas disputadas no Brasil, como Juan Pablo Zuniga e Pablo Siesdedos Duque. Jorge Contreras Vargas, José Labra Garrido, Robinson Nunez Vargas, Gonzalez Zenteno, Patrício Gonzalez e Vicente Wegener completam a lista.

O Uruguai fecha a relação de equipes sul-americanas e terá como representante o Club Copsa do Uruguay. A delegação contará com os atletas Whashinton Rodriguez, Geovani Fernandes, Frederico Perfecto, Ignácio Maldonado, Maurício Maquia e Gabriel Richard.

O Tour do Brasil/Volta Ciclística de São Paulo é uma competição classe 2.2, conforme o regulamento da União Ciclística Internacional (UCI), e integrante do calendário internacional, o América Tour. A distribuição de pontos no ranking é a seguinte: 1º) 40 pontos; 2º) 30 pontos; 3º)16 pontos; 4º)12 pontos; 5º) 10 pontos; 6º) 8 pontos; 7º) 6 pontos; e 8º)3 pontos.

Programação:

1ª etapa 22/08 São Paulo contra-relógio por equipes – 6 km
2ª etapa 23/08 São Paulo/São José dos Campos 91.1 km
3ª etapa 24/08 São José dos Campos/Atibaia 113 km
4ª etapa 25/08 Atibaia/São Carlos 247 km
5ª etapa 26/08 São Carlos/Ribeirão Preto 99,5 km
6ª etapa 27/08 Ribeirão Preto/Bauru – 211,6 km
7ª etapa 28/08 Bauru /Sorocaba 181 km
8ª etapa 29/08 Sorocaba/Campinas 169,6 km
9ª etapa 30/08 Jundiaí/São Paulo 51.5 km

Total: 1.289,4 km

Clique aqui e confira matéria sobre a equipe da Nova Zelândia.

Acompanhe o ativo.con no Twitter: www.twitter.com/ativocom