Equipes brasileiras defendem hegemonia

Atualizado em 11 de outubro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

O 8º Tour do Brasil – Volta Ciclística Internacional do Estado de São Paulo 2011 será realizado entre os dias 16 e 23 de outubro e contará com uma armada nacional composta por 14 times, sendo seis estrangeiros. A largada será na cidade de Marília, onde as equipes deverão chegar até esta sexta-feira (14).

O retrospecto da prova é favorável aos donos da casa, que perderam o campeonato por equipe apenas em 2009. A Barbot/Siper/Azeite Vila Flor/Portugal conquistou o título da competição na época. No individual geral, o argentino Jorge Giacinti e o português Sérgio Ribeiro foram campeões nos anos de 2005 e 2009, respectivamente.

“O Tour do Brasil será forte tecnicamente com as presenças de brasileiros e estrangeiros. Projeto bastante equilíbrio”, contou Benedito Tadeu, o Kid, técnico da equipe Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba, considerada a maior favorita ao título pelo alto nível de seus atletas e pelo retrospecto do time.

A esquadra lidera atualmente o ranking nacional e realiza uma excelente temporada, uma vez que acabou de vencer a Volta do ABCD e está em quarto no ranking das Américas, além de ter liderado, no ano passado, o Tour do Brasil inteiro, perdendo apenas a liderança na penúltima etapa para a DataRo/Foz de Iguaçu, campeão de 2010.

As seis equipes estrangeiras serão representadas por duas da Argentina, uma do Chile, uma do Equador e uma do Uruguai, além de um único grupo europeu, proveniente da Dinamarca. “Esse intercâmbio com os ciclistas internacionais é importante para todos os atletas, que tem um evento de nível top para evoluir”, ressaltou o ciclista argentino e capitão do Start Cycling, Mauricio Frazer.

Além dos 140 ciclistas inscritos, a caravana do Tour do Brasil, formada por cerca de 300 pessoas, contará com 30 profissionais de apoio médico, 40 policiais rodoviários, staff das equipes e da organização, 70 carros, 40 motos, 2 ônibus, 10 caminhões e 3 ambulâncias.

Segue a lista das etapas da prova:

1ª etapa, dia 16 – Marília – Bauru
2ª etapa, dia 17 – Bauru – São Carlos
3ª etapa, dia 18 – São Carlos – contra-relógio
4ª etapa, dia 19 – São Carlos – Rio Claro (neutralizado) e Rio Claro – Sorocaba
5ª etapa, dia 20 – Sorocaba – Atibaia
6ª etapa, dia 21 – Atibaia – Pindamonhangaba
7ª etapa, dia 22 – Pindamonhangaba – Campos do Jordão
8ª etapa, dia 23 – Jundiaí – São Paulo