Equipe aprovam programa antidoping para 2008

Atualizado em 29 de agosto de 2007
Mais em

Por Daniel Balsa

Representantes de 12 equipes e dirigentes da ProTour estiveram reunidos em Bruxelas, na Bélgica, onde fizeram um acordo sobre como serão ministradas as análises antidoping na temporada 2008.

Segundos as informações veiculadas na imprensa européia, os dirigentes das equipes consideraram este novo programa o mais rígido possível. Oficialmente, a ProTour só irá se proclamar sobre este assunto em outubro, após se reunir com a UCI (União Internacional de Ciclismo) e os organizadores das competições para a implantação do acordo.

A nova proposta consiste na realização de 15 exames de sangue e 15 análises de urina de cada ciclista, atingindo uma média de 600 controles antidoping para cada equipe, que custeariam estas despesas. Estima-se que 80% destas amostras seriam colhidas foras das competições, em datas a serem marcadas.

Liquigas, CSC, T-Mobile, Rabobank, Euskaltel, Caisse d'Epargne, Saunier Duval, Quick-Step, Lampre, Milram, Predictor e Gerolsteiner foram as equipes que respaldaram o novo acordo, enquanto Bouygues, Crédit Agricole, Cofidis e Ag2r receberão os detalhes desta reunião em breve.

A intenção é que este programa seja coordenado por um organismo independente, que trabalhe em estreita cooperação com a UCI e a Agência Mundial Antidoping.