Equilíbrio entre vontade e necessidade nos treinos

Atualizado em 16 de dezembro de 2010
Mais em

O que é mais coerente: treinar mais ou treinar menos? Treinar até o desgaste ou treinar e levar para a casa a incerteza de que treinou o suficiente? Corrida nem sempre é demais?

Corrida é uma sequência de estímulos que tende a produzir o cansaço, depois de um determinado tempo, ou mantê-lo descansado, até que tenha realizado todo o planejado.

A corrida, ao contrário do que muitos pensam, é um estimulo que deve ser planejado e administrado, em acordo com o seu principal coadjuvante, ou seja, você. Se o treino de corrida deve ser estimulante para velocidade de resistência, então, será um treinamento mais difícil, porém, se for um treinamento de construção de base, então é um daqueles que muitos corredores no mundo não têm a paciência de realizar, ou seja, mais lento e por maior tempo.

E se você desejar e estiver em condições de realizar, então, poderá ser uma corrida de ritmos velozes, progressivos e alternados.

Corrida Rápida altera, Constrói ou Destrói

É insano imaginar que o corpo não apresenta limites. Se desejar ser a cobaia de si mesmo, então tente realizar treinos tão fortes quanto puder e couber. Depois de um tempo, faça uma auto-avaliação e uma avaliação médica e terá constatado um grande prejuízo em seu organismo.

Para não cair nestas armadilhas, faça um plano de construção para a sua condição física. Se planejar um objetivo maduro, então, estamos falando de anos de treinamentos equilibrados entre a resistência, a Velocidade de Resistência e a Velocidade. Mas, se estiver falando de objetivos de provas sucessivas, certamente terá um resultado a cada evento e, nem sempre, a progressão aos resultados mais esperados. O tempo que dura a carreira de um corredor apressado, é proporcional a sua velocidade e ansiedade.

A Corrida Alternada e a Corrida Progressiva são estratégicas

São formas ótimas de construir uma forma física, ao mesmo tempo em que se induz o ritmo apropriado para se iniciar a prova, seja ela em qualquer distância.

Corridas Lentas são Construtivas

Faça dos treinamentos de base o sustento de sua condição física para uma eternidade. Quanto mais base tiver, melhores serão seus resultados e sua saúde alcançará patamares recompensadores.

Certamente, os níveis de sua ansiedade terão diminuído e sua atenção fixará em momentos de construção, de prazer, de determinação, de estratégia e o melhor: de resultados.

Faça um treino completo, seus resultados em provas serão maduros.
Bons Treinos.

Você tem dúvida sobre seus treinos de Corrida, equipamentos ou provas? Mande sua pergunta para ativoresponde@ativo.com que Miguel Sarkis poderá respondê-la!

Confira aqui no shopping ativo.com  mais informações sobre o Livro  A Construção do Corredor.