Entesopatia (Tendão de Aquiles)

Atualizado em 28 de janeiro de 2009
Mais em

Pergunta enviada por e-mail pelo leitor William Fernando Oliveira de Souza, 31, de Itu, São Paulo.

Olá pessoal, como vai? Espero que bem!

Já o meu problema está pra lá de ruim, pois essa tal de entesopatia [tendão de Aquiles] já tem mais de um ano que faz parte do meu dia-a-dia. Para andar dói muito. Só após caminhar uns 100 metros é que o pé para de ficar rígido e melhora um pouco. Porém, basta ficar sentado por 10min e voltar a andar que a dor retorna novamente.

Dói demais! Já fiz fisioterapia por um bom tempo, duas infiltrações e nada de melhorar. Por favor, me ajudem, não sei mais o que fazer.

O colunista O2 Reginaldo Fukuchi* esclarece as dúvidas do leitor:

Olá, William,

Pelo jeito os seus sintomas estão bem intensos, sinalizando que o seu tendão encontra-se muito inflamado. Geralmente, esse tipo de problema ocorre em corredores devido ao excesso de tração que esse tendão é submetido, levando à inflamação.

Entendo que você já tenha realizado alguns tratamentos sem sucesso, porém, é necessário assegurar que estes tratamentos (ortopédico e fisioterapêutico) tenham sido bem feitos antes de tentar novas alternativas. A persistência da dor ao menor esforço significa que sua lesão ainda está presente.

Lembre-se que alguns fatores podem ter contribuído para esta lesão, como sobrepeso, calçado inadequado e fatores relacionados com o treinamento como: excesso de treinos e tipo de superfície que você corre.

A infiltração ajuda a controlar esse processo inflamatório, mas, sem saber qual foi a causa dessa lesão, a chance da dor persistir é grande. Retorne ao seu médico ou procure outro profissional e valorize seus sintomas, auxiliando ele a descobrir o que causou essa lesão.

* Reginaldo Fukuchi é mestre em biomecânica pela EEFE-USP (Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo), membro do Laboratório de Biomecânica do Instituto Vita e sócio-fundador da Sonafe (Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva).

Você também pode enviar suas dúvidas pelo e-mail faleconosco@o2porminuto.com.br