Energia com suplementos

Atualizado em 24 de agosto de 2007
Mais em

Por Daniel Balsa

Quem pedala constantemente ou pratica qualquer outra atividade física precisa ter energia para superar seus desafios e atingir suas metas, sejam elas traçadas em treinos ou em provas. Um bom condicionamento físico é essencial, assim com uma alimentação apropriada para tais metas. O carboidrato, por exemplo, é vital para a dieta do ciclista. “Trata-se do substrato energético utilizado, principalmente, no inicio da atividade física e, em menor escala, durante os treinos. A falta deste nutriente pode acarretar em danos, como a diminuição do estoque de glicogênio, quadro de hipoglicemia, fadiga e perda de massa muscular. E ainda pode criar um ambiente propício para a ocorrência de cãibras e inflamações”, disse a nutricionista Fernanda Brunacci della Rosa.

O gel de carboidrato e a barra de proteína são indicados como complementação energética quando há a necessidade de reposição durante um treino ou uma competição, diferentemente das barras de cereais, que tem a ingestão indicada para somente antes e depois da atividade física.

Este alimento é uma fonte de carboidrato e também de fibras. Quem for consumi-la antes de uma prova ou treino deve ficar atento à quantidade de fibras em sua composição, pois este elemento estimula o funcionamento intestinal.

Outra recomendação para quem for comer uma barra de cereal antes do treinamento é a de evitar as que são elaboradas com flocos de arroz, pois este é um ingrediente com alto índice glicêmico e o ideal para este tipo de situação são as que apresentam níveis menores – baixos ou médios.

“Recomendo sua ingestão entre 40 e 50 minutos antes ou também logo após pedalar, para ajudar na recuperação, repondo os estoques de glicogênio. A barra de cereal é contra-indicada durante uma prova por sua demora na digestão e por sua fermentação gástrica”, apontou a nutricionista Gláucia Figueiredo Braggion.

Durante uma prova, o gel de carboidrato é uma boa opção para reposição energética. Este alimento é de rápida absorção – que é potencializada se o gel for ingerido juntamente ou um pouco antes da hidratação.

“O gel de carboidrato deve ser administrado tanto em provas de alta intensidade quanto naquelas de longa duração. Nestes casos, o ciclista deve ingerir cerca de 30 e 60g deste gel por hora, em valor que varia de pessoa para pessoa”, disse Fernanda.

Já a barra de proteína é uma excelente fonte protéica, com um pouco de carboidrato em sua composição e nada de fibras.

“Uma pessoa comum necessita de 0,8g de proteína por quilo, taxa que é mais elevada para quem pratica atividade física regularmente. Uma barra de proteína fornece entre 13 e 17g, de acordo com o fabricante. Durante o dia-a-dia, é indicado seu consumo após um treino”, afirmou a a nutricionista.

Para a especialista Gláucia, além da ingestão da barra para recuperação após a atividade, ela é indicada como reposição durante uma prova mais longa.

“Antes de 1h30min de prova, dificilmente o competidor irá sentir necessidade de repor proteínas, já que ele não perderá tanto. No caso do carboidrato, tudo bem. Mas a partir deste tempo, passa a ser indicado o consumo da barra de proteína”, encerrou Gláucia.