Emagreça sem prejudicar o desempenho

Atualizado em 29 de agosto de 2007
Mais em

Por Juliana Saporito

Antes de pensar em uma dieta de emagrecimento, é importante entender como o mecanismo que nos faz ganhar ou perder peso funciona. A nutricionista Tânia Rodrigues, da clínica RGNutri, explica que tudo está ligado ao equilíbrio – ou a falta dele – no ganho e perda energética diários.

O peso corporal fica estável quando a ingestão calórica se equilibra com o gasto energético ao longo das atividades diárias. Se comemos mais do que gastamos, o corpo armazena este excesso de energia na forma de gordura, promovendo ganho de massa corporal”.

E é exatamente o efeito inverso que permite o emagrecimento. “Em contrapartida, se o gasto energético é superior ao volume de calorias ingeridas, há redução do tecido gorduroso corporal. A gordura armazenada é utilizada como fonte de energia e então eliminada, resultando na perda de peso”, garante Tânia.

Vale lembrar que as dietas indicadas para quem pratica atividade física é diferente daquele que atende aos sedentários. O metabolismo dos esportistas já é mais acelerado e a energia gasta deve ser resposta constantemente. Ao contrário da restrição alimentar, é um plano nutricional equilibrado que proporcionará um maior gasto energético, sem perdas no desempenho.

Confira o cardápio sugerido por Tânia Rodrigues. Ele ajuda a perder peso sem comprometer a disposição e acaba colaborando com o ganho de performance durante os treinos. Pode ser seguido por uma semana ou quinze dias.

Café da manhã
Vitamina de leite batido com banana
Pão de forma com peito de peru e requeijão

Lanche da manhã
1 barra de cereal

Almoço
Salada de folhas
Carne assada
Arroz e feijão
Legumes refogados
Sobremesa: manga

Lanche da tarde
Suco de uva light
Sanduíche de pão integral e blanquet de peru

Jantar
Salada de folhas
Peixe grelhado
Purê de mandioquinha
Sobremesa: uma porção de morangos