Em nome do irmão

Atualizado em 26 de agosto de 2009
Mais em

O queniano Kipkemei Mutai tem um motivo especial para lutar pelo primeiro lugar na 6ª edição da Meia-maratona A Tribuna Praia Grande, que será realizada neste domingo, dia 30 de agosto, no Litoral Sul de São Paulo. O atleta de 23 anos quer dedicar a vitória ao seu irmão Chemwolo Kiprono Mutai, campeão da prova no ano passado, que faleceu no mês de fevereiro após se envolver em um acidente automobilístico.

“Ele sabe da trajetória do irmão e pediu para correr esta prova. Com certeza, fará uma bela homenagem”, afirmou o treinador Luiz Antonio dos Santos, que credenciou o queniano como um dos favoritos ao título. “Ele está muito bem, tanto que ganhou uma corrida de 10 km no domingo”.

O “Mãozinha”
Apontado como uma das grandes revelações do atletismo, Chemwolo Kiprono Mutai, também conhecido como “Mãozinha”, devido a uma deficiência física, conquistou grandes resultados no Brasil. Além da Meia da Praia Grande, ele também venceu a Meia-maratona de São Paulo, foi segundo colocado na Meia do Rio e terceiro na São Silvestre.

No auge de sua carreira, o corredor sofreu um acidente fatal quando ia de carro de Eldoret para Kapsait, no Quênia, para participar de um tradicional encontro familiar. “O Kiprono era formidável, uma pessoa muito boa. Todos gostavam muito dele. Era um amigo, parceiro”, recordou Luiz Antonio dos Santos.

Amadores
A Meia-maratona A Tribuna Praia Grande contará com a presença de 1.300 atletas, divididos entre a prova de 21 km, a corrida de 10 km e a caminha de 5 km. Os inscritos deverão retirar seus kits, com número de peito e chip de cronometragem, nesta quinta (27) e sexta (28), das 10 às 16h, na Rua Itororó, 27, Centro de Santos, ou no dia e local da prova, das 6 às 7h30. Maiores informações no site: www.triesportes.com.br.

Foto: José Luiz Borges