Em busca do tetra

Atualizado em 12 de dezembro de 2011
Mais em

Após ter a vaga na maratona olímpica de Londres em 2012 praticamente garantida (leia aqui), Marilson Gomes dos Santos mudará sua estratégia de treinos e provas até os Jogos. A primeira alteração no cronograma é buscar o tetracampeonato na 87ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, prova que, caso ainda não tivesse índice para ir para as Olimpíadas, o atleta abriria mão neste ano.

O brasiliense é o maior vencedor do País da fase internacional da prova (2003, 2005 e 2010). “Fizemos um teste em Campinas nesta semana e achamos que o Marilson está bem. O corredor é tricampeão e vai correr como favorito. Na verdade, qualquer prova que ele entra está entre os melhores, isso é inevitável”, falou Adauto Domingues, treinador do atleta de 32 anos. “A preparação final será feita na altitude de Campos do Jordão”.

No ano passado, Marilson dominou a tradicional corrida de 15 quilômetros, cruzando a linha de chegada em 44min02s. Neste ano, o fundista terá, mais uma vez, um grupo de elite africano de alto nível para atrapalhar seu domínio. “A participação do Marílson Gomes dos Santos na São Silvestre só confirma a importância da corrida internacional no calendário. A nova fase da prova terá o maior fundista do País e uma elite de alto nível formada por africanos e pelo pelotão brasileiro”, enfatizou Júlio Deodoro, organizador da tradicional corrida do dia 31 de dezembro.

Além do tri da São Silvestre, o fundista tem um currículo que o credencia como um dos melhores atletas da história. O brasileiro tem os recordes sul-americanos dos 5 mil metros(13min19s43) e 10 mil (27min28s12) em pista. Além disso, é detentor da marca continental em provas de rua dos 10 km, 15 km e 20 km, além da Meia-maratona. Bicampeão da Maratona de Nova York, seu melhor tempo nos 42 km é de 2h06min34s, conquistados na Maratona de Londres deste ano.