Em busca da redenção

Atualizado em 20 de setembro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Fabian Cancellara (Leopard-Trek) defenderá seu título mundial de contrarrelógio na próxima quarta-feira (21), durante o Campeonato Mundial de Copenhague, na Dinamarca. O ciclista, no entanto, coloca Tony Martin (HTC-Highroad) como favorito para a competição, que se iniciou na última segunda-feira (19) e se encerrará no próximo domingo (25).

O suíço, único tetracampeão mundial nesta prova, é considerado imbatível quando está em boa forma, no entanto, tem realizado uma temporada muito aquém do esperado e irá à Dinamarca com o intuito de compensar seu desempenho em 2011, conquistando mais um título no percurso de 46,4 quilômetros.

Cancellara, que sofreu de sinusite durante o Tour de France e que foi picado por uma abelha durante a Vuelta a España, foi superado em aproximadamente um minuto e meio pelo rival alemão no contrarrelógio da grande volta espanhola, mais precisamente em Salamanca, pela 10ª etapa.

O fato representou uma derrota notável do suíço, que tomou uma posição quanto a sua situação atual. “Martin é o favorito, mas não estou preocupado, pois é uma prova de um dia e eu posso vencê-lo. É sempre um desafio para mim quando vejo que meus rivais estão em boa forma”, disse o atleta, que venceu quatro vezes, nas últimas cinco edições da prova.

Tanto Cancellara quanto Martin abandonaram a Vuelta a España na última semana de prova. Cancellara saiu faltando cinco dias para o término da prova, três dias antes de Martin. O atleta da Leopard-Trek deixou precocemente a Vuelta por priorizar os treinos para o Mundial e, apesar de concordar que seu principal adversário esteja em grande forma física, crê que pode utilizar-se do fato a seu favor.

Martin, que conquistou a medalha de bronze durante as duas últimas edições da prova, aparenta ser a maior ameaça ao pentacampeonato de Cancellara, mas o percurso plano poderá beneficiar a outros ciclistas tais como o alemão Bert Grabsch – vencendor em 2008 – e os britânicos Bradley Wiggins e David Millar.

Millar ainda se arrisca a apontar outros favoritos para a prova. “Obviamente Cancellara é sempre um adversário forte, mas creio que para este percurso, alguns bons ciclistas poderão se destacar, como Grabsch e Svein Tuft, do Canadá”, finalizou o ciclista.