Elástico para corredores

Atualizado em 26 de setembro de 2009
Mais em

Por Fausto Fagioli Fonseca

O treinador norte-americano Stacy Erwin, especialista em treinamentos de velocidade e resistência, apresentou neste sábado (26), na Running Show, feira de corrida que acontece até amanhã (27), na Bienal do Parque do Ibirapuera, um novo equipamento criado por ele que ajuda atletas a melhorarem sua performance.

O aparato, feito de elástico, funciona quando preso à perna do corredor, forçando-o a fazer mais força na hora do exercício, o que gera maior ganho de resistência e força. “Não usar resistência na corrida é a mesma coisa que não usar peso na musculação. O exercício com o elástico faz com que o atleta faça força tanto na subida, quanto na descida”, explica Erwin.

Os elásticos podem ser presos a diversas partes do corpo, e têm como foco trabalhar a região dos membros inferiores e do core. Quatro cores diferenciam as borrachas: a amarela é desenvolvida para crianças; a cor verde é destinada para os iniciantes, a roxa para intermediários e a preta para profissionais.

“Os exercícios com os elásticos aumentam a flexibilidade, a resistência, queima mais calorias, além de fazer você correr mais rápido”, explica o treinador, que conclui. “Fazer uma série de 100 movimentos de musculação sem peso não é tão bom quanto fazer uma série de 10 com peso; assim sendo, correr sem resistência na perna não é tão bom quanto correr sem ela”.