Eliminações precoces

Atualizado em 17 de outubro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

A estreia do ciclismo brasileiro nas provas de pista dos Jogos Panamericanos de Guadalajara, no México, não foi satisfatória, ficando distante da briga por medalhas nesta segunda-feira (17). A seleção masculina, composta pelos ciclistas Armando Camargo, Robson dias, Thiago Nardin e Luiz Carlos Tavares, terminou na sexta colocação na disputada perseguição por equipes com o tempo de 4min14s.

A prova foi marcada pelo acidente da seleção mexicana durante a sua tomada de tempos. Edibaldo Maldonado foi o atleta que mais se prejudicou com o acidente e não conseguiu prosseguir competindo, o que obrigou a delegação mexicana a tomar a providência de substituir o acidentado por César Varquera.

Mesmo com o incidente, o time teve uma segunda chance e conseguiu se classificar para a disputado do bronz com o quarto melhor tempo e brigará com a Argentina pela medalha. Enquanto a colombiana conquistou a melhor marca e o recorde dos Jogos (4min00s), mesmo competindo com bicicletas emprestadas, uma vez que teve seu material roubado. O Chile, segundo colocado, será o rival na disputa pelo ouro.

Pela categoria feminina, o Brasil também amargou a desclassificação na perseguição por equipes. Mas, desta vez, por um erro de entrosamento. Clemilda Fernandes foi para a área de troca antes de Sumaia Ribeiro ter completado a primeira volta, caracterizando a punição ao time brasileiro.

As venezuelanas e as colombianas se classificaram e se enfrentam na próxima fase para disputarem a medalha de ouro, enquanto que mexicanas e americanas competirão pela medalha bronze. As finais estão marcadas para as 19h40 desta segunda-feira (17).