<span style=A tradicional corrida de revezamento de longa distância realizada em vias públicas comuns no Japão - Ekiden - será realizada pela primeira vez no Brasil, no próximo dia 16 de outubro de 2005. Como atrativo especial, as belas paisagens de um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro: o Aterro do Flamengo. Ali será montado o circuito com percurso de 42 quilômetros. Podem competir na prova, que aqui tem o nome Mizuno Ekiden - equipes formadas por quatro e oito atletas (masculino e feminino). As corridas Ekiden são realizadas a cada inverno em várias partes do Japão, sendo a mais famosa a Tóquio Hakone, ou Hakone Ekiden. Hoje, a prova já é bem difundida também na China, Quênia e Tanzânia. A corrida será organizada com a mesma infra-estrutura de provas de renome, por exemplo, com apuração computadorizada de resultados, com sistema de chip. Na prova, em vez do bastão, o corredor de cada equipe leva uma faixa de pano -tasuki- suspensa pelos ombros e cruzada sobre o peito, que é passada de um corredor para o outro na equipe.   Tradição surgida há 88 anos A primeira corrida Ekiden foi realizada em 1917, em comemoração ao 50º aniversário de transferência da capital japonesa de Quioto para Tóquio. O percurso: os 508 quilômetros de distância entre as duas cidades, e duração de três dias. Em japonês, a palavra eki significa "estação" e den, "transmissão", e refere-se ao sistema antigo de transporte e comunicação do país por estações ao longo das estradas principais."/>Foto: A tradicional corrida de revezamento de longa distância realizada em vias públicas comuns no Japão - Ekiden - será realizada pela primeira vez no Brasil, no próximo dia 16 de outubro de 2005. Como atrativo especial, as belas paisagens de um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro: o Aterro do Flamengo. Ali será montado o circuito com percurso de 42 quilômetros. Podem competir na prova, que aqui tem o nome Mizuno Ekiden - equipes formadas por quatro e oito atletas (masculino e feminino). As corridas Ekiden são realizadas a cada inverno em várias partes do Japão, sendo a mais famosa a Tóquio Hakone, ou Hakone Ekiden. Hoje, a prova já é bem difundida também na China, Quênia e Tanzânia. A corrida será organizada com a mesma infra-estrutura de provas de renome, por exemplo, com apuração computadorizada de resultados, com sistema de chip. Na prova, em vez do bastão, o corredor de cada equipe leva uma faixa de pano -tasuki- suspensa pelos ombros e cruzada sobre o peito, que é passada de um corredor para o outro na equipe.   Tradição surgida há 88 anos A primeira corrida Ekiden foi realizada em 1917, em comemoração ao 50º aniversário de transferência da capital japonesa de Quioto para Tóquio. O percurso: os 508 quilômetros de distância entre as duas cidades, e duração de três dias. Em japonês, a palavra eki significa "estação" e den, "transmissão", e refere-se ao sistema antigo de transporte e comunicação do país por estações ao longo das estradas principais.

Ekiden: prova inédita no Brasil

Atualizado em 16 de outubro de 2019
Mais em ATIVO

A tradicional corrida de revezamento de longa distância realizada em vias públicas comuns no Japão – Ekiden – será realizada pela primeira vez no Brasil, no próximo dia 16 de outubro de 2005. Como atrativo especial, as belas paisagens de um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro: o Aterro do Flamengo. Ali será montado o circuito com percurso de 42 quilômetros. Podem competir na prova, que aqui tem o nome Mizuno Ekiden – equipes formadas por quatro e oito atletas (masculino e feminino).

As corridas Ekiden são realizadas a cada inverno em várias partes do Japão, sendo a mais famosa a Tóquio Hakone, ou Hakone Ekiden. Hoje, a prova já é bem difundida também na China, Quênia e Tanzânia.

A corrida será organizada com a mesma infra-estrutura de provas de renome, por exemplo, com apuração computadorizada de resultados, com sistema de chip. Na prova, em vez do bastão, o corredor de cada equipe leva uma faixa de pano -tasuki- suspensa pelos ombros e cruzada sobre o peito, que é passada de um corredor para o outro na equipe.

 

Tradição surgida há 88 anos

A primeira corrida Ekiden foi realizada em 1917, em comemoração ao 50º aniversário de transferência da capital japonesa de Quioto para Tóquio. O percurso: os 508 quilômetros de distância entre as duas cidades, e duração de três dias. Em japonês, a palavra eki significa “estação” e den, “transmissão”, e refere-se ao sistema antigo de transporte e comunicação do país por estações ao longo das estradas principais.