Egos britânicos

Atualizado em 28 de setembro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Bradley Wiggins disse nesta quarta-feira (28) que se vê em condições de vencer o Tour de France 2012. O capitão da Sky declarou acreditar que esta será a grande chance de sua vida de conquistar o Maillot Jaune. Mostrando ambição, o ciclista disse também que pode vencer também os Jogos Olímpicos de Londres, que será disputado logo em seguida a competição francesa.

“Não poderei deixar outro ano passar e eu acredito que poderei vencer o Tour e os Jogos Olímpicos em 2012”, disse o ciclista, que abandonou a grande volta francesa deste ano após uma queda que ocasionou na fratura de sua clavícula. “Eu estou ficando cada vez melhor e não penso em parar. Quero continuar progredindo e vencendo sempre mais e tenho certeza que estou próximo do meu auge como atleta. Em dois anos, creio que poderei ter conquistado tudo o que desejo e seguir minha vida. Se eu vencer o Tour de 2012, provavelmente não tentarei vencer pela segunda vez, em 2013”, discursou o confiante britânico.

O atual vice-campeão mundial de contrarrelógio na semana passada, disse que leva um tempo para se atingir certa maturidade para disputar grandes voltas, o que requer muito trabalho.

“O Tour tem me aberto a visão para o que o corpo humano é capaz de fazer e como nós podemos ser bons no que fazemos. Não é questão de idade, mas eu nunca imaginaria durante o ano passado que este ano seria tão bom quanto está sendo, por exemplo. Não é questão de priorizar uma prova ou outra. Quero tudo em minha vida, mas não sacrificaria uma prova para competir duas”, declarou Wiggins.

As declarações ambiciosas de Wiggins soaram de forma estranha, uma vez que na última sexta-feira da semana passada (23), o atleta questionou a capacidade de Mark Cavendish de disputar o Tour de France e as Olimpíadas em 2012. Com a possível chegada do campeão mundial à Sky, uma briga de egos pode ter sido iniciada.

“As Olimpíadas começarão cinco dias após o Tour e alguém pagará o preço por isso. Alguém como Cavendish iria querer vencer um estágio em Paris e depois vencer a prova olímpica de estrada, mas provavelmente isso não ocorrerá. Algo tem que ser sacrificado e creio que será o Maillot Vert, metade do Tour ou, quem sabe, a participação no Tour para que o foco nos Jogos Olímpicos seja maior. Não sei se estarei nos planos da Sky e isto dependerá da vontade de Cavendish em disputar a prova, mas acho que posso vencê-la”, disse Wiggins, à época.