Edivando Cruz e Roberta Stopa vencem a SRAM 50 k

Atualizado em 22 de março de 2009
Mais em

Sucesso, assim foi a primeira edição do SRAM 50K, prova criada pelo Sampa Bikers para ciclistas de diferentes níveis. Neste domingo, em um circuito de 25 quilômetros montado no Hotel Quality SerrAzul – Km 72 da Rodovia dos Bandeirantes, em Itupeva (SP), cerca de 500 competidores participaram do evento. A equipe do ativo.com acompanhou o evento e registrou as imagens dos participantes, que estão disponíveis on-line.

Edivando Souza Cruz, da equipe Astro, com o tempo de 1h43min05seg, e Roberta Stopa, da Specialized, em 2h30min59seg, foram os vencedores da categoria Pró, após os 50 quilômetros sob um calor de quase 40 graus, sem dúvida o maior adversário dos participantes. A competição contou pontos para o ranking nacional de Mountain Bike XC, na classe F2.

A pista montada por Eduardo Ramires, técnico da seleção brasileira, para os atletas profissionais exigiu bastante dos ciclistas, que mais uma vez deram um show. “Foi uma estréia muito boa. O circuito de puro mountain bike, com todo o tipo de terreno e bastante técnico, foi um bom desafio para os atletas, que ainda puderam fazer uma boa avaliação de suas condições”, explicou Paulo de Tarso, o Paulinho, um dos diretores do Sampa Bikers.

No masculino, Edivando e Rubens Donizete (Equipe Merida) se revezaram na briga pelo primeiro lugar. Edivando passou à frente na primeira das duas voltas e acabou se aproveitando da dificuldade do adversário em um dos trechos mais técnicos do percurso para abrir a vantagem necessária para chegar à vitória e se tornar o primeiro campeão da SRAM 50K. Rubens Donizete cruzou a linha em segundo. O terceiro lugar ficou com o atleta Ricardo Psheidt.

No feminino, Roberta Stopa teve mais facilidade para garantir o topo do pódio. Ela largou na frente e seguiu na ponta até cruzar a linha de chegada em primeiro. A vice-campeã foi a carioca Manuela Vilaseca, da Equipe Mérida, enquanto Laís Sales, da Bike Fan, terminou em terceiro lugar. A categoria feminino reuniu cerca de 50 ciclistas e todas elas receberam um arranjo de flores no final da prova em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.