Edição de Inverno do GPI Triathlon 2010 em SC

Atualizado em 14 de julho de 2010
Mais em

O Desafio dos Pinguins/Mormaii Triathlon de Inverno cresceu e este ano não será mais realizado em Itajaí. A nova “casa” da prova é agora o Balneário Camboriú, também em Santa Catarina, no mesmo cenário de outras grandes provas, como Grand Prix Internacional e a ITU Panamerican Cup.

A disputa está marcada para o dia 25 de julho, e as inscrições podem ser feitas até a próxima terça-feira (20), on-line no ativo.com. Na véspera do evento (24), os atletas terão o Expo GPI, com novidades de marcas esportivas para triathlon, workshops gratuitos e simpósio técnico.

A competição passa a ter o mesmo status e a mesma estrutura de arena do GPI Triathlon com o conhecimento da SB5 Eventos. O formato da prova é Short Triathlon para todas as faixas etárias a partir de 14 anos de idade, disputado em 750 m de natação seguidos por 20 km de ciclismo e finalizando com 5 km de corrida, o destaque do percurso esta na etapa de ciclismo, na qual os competidores enfrentam um percurso técnico encarando a subida da Estrada da Rainha.

A competição ainda conta com as categorias de Mountain Bike e Revezamento. Os atletas da categoria Elite competem no formato Time Trial, largando por ordem de sorteio a cada 30 segundos. Os atletas amadores largam todos ao mesmo tempo, no mesmo percurso utilizado pelos profissionais.

Atletas da elite já confirmaram presença no evento como Paulo Miyasiro, Igor Amorelli, Fred Monteiro, Guilherme Manocchio, Guto Antunes, Antonio Manssur, entre outros. A premiação será de R$ 12 mil, distribuídos entre os cinco primeiros (masculino e feminino) na Elite.

Nas categorias, os melhores atletas serão premiados com produtos dos apoiadores do evento, como tênis New Balance, Produtos Mormaii, Hammerhead e sorteio de roupa de borracha Mormaii.

Clique aqui para saber mais sobre o evento e fazer sua inscrição com total segurança e comodidade!

Confira algumas dicas de atletas da elite:

Igor Amorelli – Detentor do recorde de melhor tempo de ciclismo da prova junto com Fred Monteiro.

Natação
A natação é feita no mar com largada na areia. São 750 metros em uma única volta, roupa de borracha liberada (por ser no inverno a água pode estar um pouco fria). Apesar do local da natação ser um dos mais tranquilos da praia sempre pode ter umas ondinhas, a golfinhada e o jacaré podem te dar uma boa vantagem por isso é legal treinar.

Ciclismo
O Ciclismo de 20 km é feito em duas voltas, sem vácuo, e qualquer tipo de bike liberada. O percurso se caracteriza pela subida da Rainha de aproximadamente 300 metros mas bem inclinada de um lado e um pouco menos do outro, e com uma descida muito veloz. Eu uso uma relação 39×23, algumas pessoas preferem usar um pouco mais leve e outras mais pesadas, vai de cada pessoa, e eu não recomendo o uso de roda fechada.
Corrida
Sao 5 km também em duas voltas. Percurso feito na Av Atlântica(beira mar) totalmente plano e sem segredo.

Fábio Carvalho – Recordista da prova com o tempo de 58min0s.

Natação
Competi muitas vezes na praia onde é realizada a natação,  e a dica que dou é que ali às vezes pode ter ondas, então sugiro que um dia antes da prova o atleta conheça o percurso. O diferencial é água do mar muito limpa, e fria nesta época do ano, preparem seus wetsuits.

Ciclismo
Em anos anteriores já corri a prova com bike contra-relógio, hoje em dia recomendo a bike Road, pelo fato de ser uma prova de circuito com retornos e principalmente porque considero a subida da Estrada da Rainha bastante intensa. Eu uso uma relação 53/39 11/23, mas para não ter problemas sugiro o uso de uma relação 11/25 ou até 11/26, pois no caso dos atletas do Age-Group isso com certeza vai ajudar e fazer a diferença para superar a subida da Rainha sem grandes problemas.

Corrida
Na corrida o percurso é simples e muito rápido, são duas voltas planas pela orla da praia, então corra o mais rápido que puder pois são só 5 km e passa rápido. De mais é só curtir essa prova fantástica e a cidade linda.