Ecorrida dos Mananciais

Atualizado em 20 de dezembro de 2010
Mais em

Por Fernanda Silva

Em sua primeira edição a Ecorrida dos Mananciais foi realizada na tarde deste sábado, 18, no entorno da represa de Jaguari, em Bragança Paulista, São Paulo, com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a preservação dos mananciais e do meio ambiente. Com uma chuva leve e temperatura amena, a corrida teve início às 17h e contou com mais de mil corredores. Os percursos de 14 km e 5 km, passaram pelos mananciais que abastecem a região, com largada e chegada na área da SABESP no km 8 da Rodovia Fernão Dias.
“O percurso desta prova é muito interessante, pois os participantes têm a oportunidade de apreciar a mata virgem e a grande fauna e flora do local. Este evento mostra para as pessoas que é possível fazer algo de benéfico para a natureza que está em nossa volta”, explicou Manuel Garcia Arroyo, o “Vasco”, diretor técnico da prova. A represa Jaguari-Jacareí é a maior do sistema Cantareira, que abastece a Grande São Paulo. Entre a fauna local é possível encontrar tucanos, araras, lobos e raposas.
“Tenho certeza que as pessoas vão descobrir como é gostoso correr perto das represas. A paisagem é muito agradável e tem uma ventilação natural. Vamos multiplicar este esforço e talvez promover corridas nas represas de Guarapiranga e Bilings”, celebrou Gester Oliveira, que correu os 14 km ao lado dos quenianos Kiprop Mutai e Maurine Jelagat Kipchumba, e da brasileira Conceição de Maria Carvalho. Os atletas de ponta também aproveitaram a competição pata treinar para a São Silvestre no dia 31 de dezembro.
O vencedor foi Joaquim Martins de Oliveira, de 41 anos, com o tempo de 47min56s. “Estou muito satisfeito com a vitória, já que este ano não obtive resultados de destaque. Ano passado decidi descansar um pouco, o que atrapalhou na preparação desta temporada. Por este motivo estou surpreso e feliz em terminar na primeira colocação”, explicou o atleta que está atualmente na 15ª posição no Ranking Nacional de Corredores de Rua.
Entre as mulheres, a campeã foi Analice Savanini, de 32 anos, com o tempo de 01h02min32s. “Estou surpresa com o resultado. Comecei a correr como profissional somente no ano passado, mas me senti bem durante toda a prova. É gratificante praticar esporte ao lado da natureza, pois nos dá mais ânimo e vontade de vencer”, conta a corredora.

Na corrida de 5 km o vencedor, na categoria masculina, foi o Adriano Aparecido Alves, com 16min45s. A vencedora da categoria feminina foi Alexandra Maria Figueiredo, com o tempo de 24min02seg. “O percurso é indescritível e dá até vontade de parar a paisagem. Fica muito fácil correr com o clima natural e equilibrado que faz nesta região. A organização da prova está de parabéns”, comemorou Alexandra.
Ao final da prova, todos os corredores receberam mudas de árvores do viveiro da represa de Jaguari.

RESULTADOS</b

14 km – Masculino
1- Joaquim Martins de Oliveira – 47min56s
2- Abimael Giovani da Silva – 48min19s
3 – Jesus Garcia (Power Fight) – 48min24s

14 km – Feminino
1- Analice Savanini (AAJota Atibaia) – 01h02min32s
2- Luzia Aluisio Mesquita – 01h04min20s
3- Jorgeane Martins – 01h05min41s

5 km – Masculino
1- Adriano Aparecido Alves – 16min45s
2- José Ferreira de Mesquita Neto – 16min48s
3- Davi Jorge Bernardo de Oliveira – 18min24s

5 km – Feminino
1- Alexandra Maria Figueiredo – 24min02s
2- Sandra Kaneko – 30min01s
3- Maria Teresinha Soeiro – 30min34s