É necessário democratizar o triatlo no Brasil

Atualizado em 23 de janeiro de 2011
Mais em

Algumas modalidades esportivas no Brasil têm se destacado nos últimos dez anos, como o Volei, Natação, Judô e Atletismo. Os resultados têm aparecido a cada ano que passa devido a renovação de talentos nestes esportes. Isso mostra que para o Triatlo crescer e se renovar a cada ano tem que haver uma massificação e democratização do mesmo.

Acompanho o Triatlo desde os anos 1980 e vi o começo das provas no Rio de Janeiro, as etapas organizadas pelo jornal O Globo, C&A e outras empresas, nas quais haviam um grande número de inscritos. Nesta época houve realmente um grande crescimento do Triatlo no Brasil, muitas pessoas começaram a praticar e a participar das competições. Porém, desde o inicio do Triatlo no Brasil, a maior dificuldade para renovação de talentos é a falta de massificação e democratização do Triatlo, como descrevi  anteriormente. Atualmente esta modalidade esportiva tem se tornado muito elitizada e cara.

BASE: Atualmente não vejo uma política visando desenvolver o Triatlo de sua base até o alto rendimento.

É importante realizar um trabalho de motivação nas escolas e comunidades. Usar o esporte de alto rendimento para ajudar no desenvolvimento da base, possibilitando que crianças e adolescentes tenham contatos com atletas profissionais.

Cuba tem demonstrado há décadas que não é preciso muito dinheiro para formar atletas, o que é preciso é oferecer e inserir o esporte, no caso o Triatlo, nas escolas e comunidades, mostrando a importância da modalidade para a sociedade brasileira.

As escolinhas de Triatlo são a porta de entrada dos futuros triatletas. Por isso devem ser organizadas para atrair novos praticantes e devem aceitar todos que desejarem praticar o Triatlo, se dentre os alunos alguém demonstrar aptidão para o Triatlo de alto nível já teremos atingido o objetivo. Os que continuarem praticando este esporte visando a socialização, melhora da saúde e do condicionamento físico e formação do caráter também mostrarão para os futuros alunos que o Triatlo pode ajudá-los de várias formas.

Porém, para conservar o aluno na escolinha, é importante mantê-lo motivado, sentindo prazer e orgulho de ser um Triatleta, além de gerar novos valores para o Triatlo. Participar de competições, dentro do seu nível físico e técnico. Tem que haver vontade por parte das pessoas e entidades envolvidas, como Prefeituras e Secretárias de Esportes, por exemplo.

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO: o Triatlo, pela sua importância, não tem recebido a atenção e prioridade que merece. Faltam planejamento, programas, diretrizes, metas e acompanhamenrto de resultados. Muitos dirigentes encaram o Triatlo de forma não profissional, e muitos deles não tem formação para atuar nesta área.

Há imediatismo e descontinuidade das ações

Sem apoio os resultados só aparecem de vez em quando. Muitos, ou a grande maioria, dos resultados alcançados pelo esporte brasileiro são produtos do talento e determinação pessoal de alguns atletas e treinadores. A medida que esses atletas se aposentam das competições, não acontece substituição. A ausência de idolos em muitos esportes não contribuem para o surgimento de novos atletas e a massificação dos esportes.

Recente Carlos Nuzman (Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro) declarou que a função do COB não é massificar o esporte, mas apoiar a elite já formada. Com esse pensamento só teremos elite, como sempre acontece: os resultados só aparecerão de vez em quando.

Para finalizar, gostaria de dar um exemplo e fazer uma comparação com o que aconteceu recentemente no Complexo do Morro do Alemão no Rio de janeiro, onde pela primeira vez na história, acredtio eu, houve uma união entre as polícias civil, militar, federal, exército, marinha , aeronáutica, etc….para um objetivo em comum: ajudar uma comunidade de cerca de 300 mil habitantes a ser libertar de um exercito de traficantes e assaltantes. No Triatlo podiamos fazer algo parecido: juntar Confederação, Federação, treinadores, atletas, organizadores de provas, Associações, etc, para um objetivo maior: popularizar e democratizar o triatlo.

Com certeza todos ganharão com isso.