E a decisão ficou para a fotografia

Atualizado em 19 de fevereiro de 2009
Mais em

Em uma dura quarta etapa, com muitas montanhas e uma queda que tirou Óscar Freire (Rabobank) e Kim Kirchen (Columbia) da competição, Mark Cavendish (Columbia-Highroad) levou a melhor, vencendo novamente Tom Boonen (Quick Step) por apenas algumas polegadas.

Durante boa parte do percurso de 185,7 km entre Merced e Clovis, um grupo de quatro ciclistas, entre eles Francisco Mancebo, que protagonizou a escapada da primeira etapa, Tyler Hamilton (Rock Racing), Jason McCartney (Saxo Bank) e Serge Pauwels (Cervélo) se manteve à frente do pelotão. No entanto, eles foram alcançados a 3 km da meta, e a vitória sobrou para o melhor sprint.

Além da fuga, a disputa foi marcada também pela queda envolvendo os ciclistas Floyd Landis (OUCH), Óscar Freire, que quebrou as costelas, e Kim Kirchen (Columbia-Highroad), que saiu com a clavícula fraturada.

Levi Leipheimer (Astana) continua na liderança da classificação geral, com uma vantagem de 24s sobre o segundo colocado, Michael Rodgers (Columbia-High Road).

Classificação na etapa
1) Mark Cavendish (GBR/ Columbia – Highroad) em 4h42min38s (39.289 km/h)
2) Tom Boonen (BEL/ Quick Step) m.t
3) Juan José Haedo (ARG/ Saxo Bank) m.t
4) Thor Hushovd (NOR/ Cervélo) m.t
5) Tyler Farrar (EUA/ Garmin – Slipstream) m.t

Classificação geral
1) Levi Leipheimer (EUA/ Astana) em 18h33min52s
2) Michael Rogers (AUS/ Columbia – Highroad) a 24s
3) David Zabriskie (EUA/ Garmin – Slipstream) a 28s
4) Lance Armstrong (EUA/ Astana) a 30s
5) Christopher Horner (EUA/ Astana) a 34s