Doping russo no Tour de France 2011

Atualizado em 12 de julho de 2011
Mais em

A equipe Katusha terá que modificar seu planejamento para dar continuidade ao Tour de France 2011. Líder e principal nome do time, o russo Alexandr Kolobnev tornou-se o primeiro atleta desta edição a ser banido por doping.

Kolobnev , que realizou exames nesta primeira semana da competição, testou positivo para hidroclorotiazida – diurético proibido pelo regulamento da competição e que tem como função disfarçar a presença de outras substâncias ilegais no organismo do atleta.

O exame, realizado no laboratório parisiense de Chatenay-Malabry, colaborou para o adeus antecipado do ciclista no Tour. Em seu currículo, Kolobnev possui dois vice-campeonatos do Mundo de Estrada, em 2007 e 2009, além de ter conquistado a medalhade bronze nos Jogos Olimpicos de Pequim, em 2008.

Em 2011, Kolobnev, de 30 anos, conquistou o segundo lugar no GP Miguel Indurain e terminou na quinta colocação a Amstel Gold Race. O ciclista russo era 69º colocado no Tour – 22min15 atrás do camisa amarela Alexander Voeckler (Europcar).

Acompanhe diariamente a cobertura on-line do Tour de France 2011 no Prólogo, a partir das 10h30.