Domingo azul em Belo Horizonte

Atualizado em 20 de julho de 2008
Mais em

Por Luiza Campos
Fotos: Luis Felipe

Manhã de domingo em pleno inverno pode parecer um atrativo a mais para ficar em casa, debaixo das cobertas. Mas não para quem optou por participar da Corrida de Inverno do Circuito das Estações Adidas, realizada hoje na capital mineira. Animados, os atletas começaram a chegar ao marco zero da Lagoa da Pampulha por volta das 7h, a grande maioria vestida com a camisa azul que caracterizou essa fase.

No pré-prova, a música ambiente contagiou os participantes, que puderam aproveitar esse momento para se aquecer e alongar. A matemática Ana Carolina Andrade, 24 anos, aproveitou para fazer uma massagem logo que chegou: “Relaxa muito antes da prova. Depois de correr, vou fazer de novo”, disse.

A retirada de chips ocorreu tranquilamente, sem filas ou atrasos. Após pegar seu chip, o médico Rogério Santiago fez uma sugestão para as futuras etapas: “Das próximas vezes, o chip podia vir junto com o kit. É mais prático, um estresse a menos”. Mas completou: “A organização está muito boa e achei esse horário de prova perfeito, sem sol forte”.

Antes da largada, o coordenador do grupo de corrida Via Campus Club, de Viçosa (MG), Lucas Henrique Abreu Correia, 24 anos, aproveitava para dar as últimas instruções aos alunos e comentava a empolgação deles em participar da prova: “Ganhar uma parte da mandala em cada corrida é uma grande motivação para os atletas. Na etapa de outono vieram 40 alunos e nessa já são 60”.

A assessora de imprensa da Via Campus Club, Débora Bravo, 21 anos, diz que grande parte dos alunos veio motivada pelo que viu na etapa de outono: “A boa organização da primeira fase do evento incentivou mais atletas a participarem dessa vez”. Ela ressaltou ainda que o fato de ter uma prova em cada estação do ano dá a chance dos corredores conhecerem o percurso e melhorarem suas marcas: “Perceber que estão diminuindo o tempo é um estímulo a mais para os atletas”.

Uma onda azul de atletas aguardava ansiosamente o início da prova, todos em busca de completar o percurso e melhorar as marcas. E, 15 minutos após a largada, o primeiro competidor na categoria 5 km já cruzava a linha da chegada. Era Willian Gomes de Amorim, 33 anos, atleta da equipe Cultura Inglesa Medalha de Ouro, recuperado há pouco tempo de uma lesão muscular. “Perdi um pouco meu condicionamento físico, pois só voltei treinar há uma semana. Mas achei o percurso muito bom, não deu nem pra sentir as subidas. Minha meta é melhorar ainda mais e vencer a São Silvestre”, declarou.

Em busca do pódio na São Silvestre estava também a vencedora da categoria 5 km, Roseli Viana Elias, 32 anos, atleta da Casa do Corredor, que finalizou o percurso em pouco mais de 19 minutos: “O trajeto foi maravilhoso e o horário ótimo – ajudou bastante. Estou feliz demais”.

Aos 31 minutos foi a vez de Célio Rodrigues da Silva, 33 anos, passar pelo pórtico de chegada. O vencedor do trajeto de 10 km também faz parte da equipe Cultura Inglesa e participou da dobradinha no pódio. “Gostei dos pontos de hidratação e da marcação do percurso. Estava tudo bem organizado”. E promete: “Vou voltar para completar a mandala”.

A vencedora dos 10 km categoria feminina, Juliana Lima Caixeta Braga, 33 anos, da equipe Go Bananas/ HF/ Gribel, não parou nem mesmo depois de completar a prova. Com um tempo de 41 minutos, a atleta correu para as laterais da pista para incentivar os outros atletas da equipe: “Gosto dessa interação que a prova proporciona”. Disciplinada, a corredora diz acordar cedo todos os dias para treinar e garante que correr no frio é melhor ainda: “O desgaste é bem menor”.

Nos momentos pós-prova, os competidores aproveitaram para se hidratar, receber massagens e conhecer os vários estandes. No espaço da VIP da O2 os assinantes puderam aproveitar o lanche servido para repor as energias. Entre eles estava o judoca Luciano Corrêa, 25 anos, representante brasileiro nas Olimpíadas de Pequim. Às vésperas de embarcar para Pequim, o atleta participou do percurso de 5 km: “Correr num lugar tão bonito ajuda a pegar energias positivas antes de embarcar para a China”, afirmou. E elogiou a organização da prova: “A credibilidade de um evento promovido pela Adidas dá maior tranqüilidade para competir. Espero correr as próximas etapas”, concluiu. Agora é torcer para que a primavera chegue logo.

:: Serviço
Corrida de Inverno – Circuito das Estações Adidas – Belo Horizonte
Data:
20 de julho de 2008
Horário: 8h
Distâncias: 5 e 10 km
Clima: ensolarado
Temperatura: 19ºC (média)
Umidade: 39% (média)
Postos de hidratação: 4 (3 de água e 1 de água e isotônicos)
Concluintes: 2507. 10 km – 1708 (72% homens e 28% mulheres); 5 km – 799 (48% homens e 52% mulheres).
Inscrição: R$ 50 e R$ 40 (para assinantes O2)
Vencedores:
10 km
Masculino

1º Célio Rodrigues da Silva – 31min01s
2º José Ramos Pereira dos Santos – 31min09s
3º Custodio Monteiro de Carvalho – 33min08s
Feminino
1ª Juliana Lima Caixeta Braga – 41min10s
2ª Claudia Helena Dumont – 41min54s
3ª Isabella Vidigal Lemos Duarte – 42min36s
5 km:
Masculino

1º Willian Gomes de Amorim – 15min01s
2º Egnaldo Elias Campos – 15min23s
3º Diogo Sclebin Costa Martins – 15min29s
Feminino
1ª Roseli Viana Elias – 19min22s
2ª Terezinha de Jesus Silva da Luz – 19min29s
3ª Camila dos Santos Henriques – 19min56s