DNA dos atletas à disposição

Atualizado em 04 de abril de 2007
Mais em

As 20 equipes do circuito Pro Tour e a maioria dos seus atletas concordaram em colocar a disposição amostras de DNA para que as suspeitas de doping sejam solucionadas definitivamente.

A decisão do acordo entre as esquadras e a UCI (União Ciclística Internacional) foi anunciada na última terça-feira, dia 3 de abril, um dia após autoridades da cidade de Bonn acusarem que as amostras de DNA encontradas pela Guardia Civil da Espanha na clínica de Eufemiano Fuentes coincidem com o DNA das amostras de saliva do ciclista alemão Jan Ullrich.

O compromisso dos atletas e das equipes “é um instrumento importante para seguir o trabalho de investigação”, ressaltou o presidente da UCI, Pat McQuaid.

“Vale lembrar que o acordo não obriga os ciclistas a fornecerem amostras de DNA para um possível banco de dados. Os exames apenas serão realizados se se mostrarem necessários”, conta o diretor geral da Associação Internacional dos Ciclistas Gerrit Middag. “A longo prazo, esse compromisso demonstrará seu imenso valor”, completa.