Disputa acirrada

Atualizado em 05 de novembro de 2007
Mais em

Brasileiros e quenianos brigam pelo pódio da Nextel 10K Cidade Maravilhosa

 

Por Odara Gallo

Foto: Stefano Martini

 

Sob garoa e clima abafado com média de 24°C, Nextel 10K Cidade Maravilhosa reuniu cerca de 3.000 atletas, entre corredores e caminhantes dos 5 km. A largada foi às 9h no Aterro do Flamengo, em frente ao Morro da Viúva, e até o final brasileiros e quenianos disputaram lugar no pódio.

 

No masculino, o mineiro João Ferreira de Lima, o João da Bota, levou a melhor e venceu a prova em 29min54s. “Procurei manter o ritmo no início, ficando no meio do pelotão principal. No final resolvi forçar e deu certo”,disse. O brasileiro começou a abrir vantagem no quilômetro seis e seguiu até o final, deixando os quenianos Mutai Kipkemei e James Rotich em segundo e terceiro respectivamente. O segundo colocado terminou o percurso apenas 15 segundos atrás do vencedor. “Gostei muito desta corrida e estou feliz com o segundo lugar”, disse Mutai Kipkemei, de apenas 21 anos.

 

A disputa feminina foi menos acirrada, já que a queniana Chemtai Rionotukei começou a abrir vantagem no quilômetro quatro e venceu com tranqüilidade em 34min59s. A campeã contou como foi a experiência de correr na cidade maravilhosa. “Adorei correr no Rio de Janeiro e espero fazer mais provas aqui”, disse a atleta. O segundo lugar ficou com a brasileira Isabel Feliciano, que tentou forçar para alcançar a queniana, mas completou o percurso em 35min16s. “Diminui a diferença, mas não deu para alcançá-la. A prova foi legal e vou guardá-la com carinho na memória”, afirmou a atleta.

 

Percurso diferente e boa organização

Apesar da prova ter sido realizada no Aterro do Flamengo, como boa parte das corridas no rio de Janeiro, a mudança no sentido da largada agradou. “Participei de quase todas as provas deste ano aqui no Rio e essa foi muito bacana porque a largada era no Morro da Viúva e ia sentido centro. Foi diferente das outras”, disse Antônio Sérgio Alves, 36 anos, engenheiro civil.

 

“Outra coisa legal foi que não estava tão cheia de gente, o que tornou a prova mais gostosa”, falou Antônio Sérgio. O número de concluintes da corrida de 10 km foi de 1.334, sendo 1.064 homens e 270 mulheres.

 

“Os postos de água a cada dois quilômetros ajudou muito. Estava calor e precisava ter bastante água mesmo”, afirmou Ana Luiza Cavalcanti Real, 19 anos, estudante. Ana Luiza participa de corrida de rua há três meses e elogiou também a organização da prova. “O evento estava bem organizado e o chip vinha junto com o kit, o que facilitou muito”, completou.

 

 

:: Serviço

Nextel 10K Cidade Maravilhosa

Data: 4 de novembro

Clima: nublado

Temperatura: 24ºC

Umidade: entre 94% e 89%

Largada: 9h

Participantes: 3.000 pessoas

Vencedores

:: Masculino

1º João Ferreira de Lima – 29min53s

2º Mutai Kipkemei (Quênia) – 30min08s

3º James Rotich (Quênia) – 30min13s

4º José Cícero Eloy – 30min14s

5º José Gutembergue – 30min26s

:: Feminino

1ª Chemtai Rionotukei (Quênia) – 34min59s

2ª Isabel Cristina Feliciano – 35min16s

3ª Simone Alves da Silva – 35min30s

4ª Selma Cândido dos Reis – 35min52s

5ª Roselaine de Souza Silva – 36min37s