Diferenças da corrida na praia

Atualizado em 04 de junho de 2008
Mais em

Quando corremos na areia mudamos a biomecânica de nossa corrida, passamos a utilizar mais a parte anterior do pé em comparação à corrida no asfalto e isso sobrecarrega os músculos da panturrilha. Apesar do impacto ser menor na areia do que no asfalto, a sobrecarga muscular é maior. Mas sem duvida é um dos melhores trabalhos de condicionamento e fortalecimento muscular.

Trocar a corrida no asfalto por um treino à beira-mar fortalece tornozelos, articulações e todos os músculos que ficam abaixo do joelho. Para trabalhos de recuperação e propriocepção (conscientização do corpo), é um excelente remédio. Segundo alguns médicos ortopedistas, corrida em areia fofa é muito mais eficiente para trabalhar o fortalecimento de músculos inferiores  do joelho e fortalece os músculos das pernas e também ajuda a deixar os ligamentos mais flexíveis e resistentes do que um trote em terrenos duros.

Como o esforço da corrida na praia requer mais energia, conseqüentemente o gasto calórico é maior, ou seja, emagrece mais. De acordo com estudos norte-americanos publicados na revista Runner´s World, a corrida na areia queima 1,6 mais calorias do que a feita em asfalto. Não adianta achar que você correrá seus 10 km matinais na praia no mesmo pique que corre no parque, o mais indicado é que mude o ritmo, vá mais devagar.

Fazer um treino ou uma prova de corrida na praia necessitará basicamente as mesmas exigências para quem corre na cidade (asfalto), aquecimento antes e alongamento pré e pós-prova. Na areia a exigência é maior, portanto a necessidade de alongar a musculatura também aumenta.

Lembre-se de não descuidar da hidratação, durante e após a corrida. Recomendação básica, ingerir líquidos a cada 20 minutos (100 a 200ml). Isso ajudará a evitar uma desidratação, devido à perda de líquidos e o forte calor.

Algumas marcas esportivas possuem tênis para esse tipo de prática esportiva. Um exemplo é a Nike, que no fim de 2004, lançou uma linha de tênis específica para esportes de praia. Um dos modelos é o Rio Move, que segundo a empresa combina o conforto de estar descalço com a estabilidade de um tênis esportivo.

Mas fora esse calçado que Nike criou para correr na praia, a vestimenta para ser utilizada numa prova de corrida na praia seria roupas leves e que dissipam o calor rapidamente, evitando que roupa fique encharcada, dificultando a performance do corredor, pois geralmente nessas provas o calor é intenso.

Em muitas praias, especialmente “as de tombo”, a inclinação pode ser alta, até inviabilizando a corrida, ou pelo menos não é recomendando, porque podem causar lesões. De acordo com médicos ortopedistas, as lesões no joelho são as mais comuns nos atletas que realizam treinos em terrenos desse tipo. Se não houver opção de uma praia ao lado plana ou quase, é melhor esquecer os treinos na areia, pois os malefícios serão maiores que os benefícios.

O ideal é que você não faça os treinos na praia descalço. Se a areia for fofa, não existe contra-indicação, porém, na areia batida a mais próxima à água o ideal é o uso de um tênis adequado, pois a terra batida amortece menos, o que aumenta a chance de inflamação e problemas como a tendinite, principalmente na planta do pé. Além disso, aumenta a sobrecarga na região do joelho e nas articulações. Já na areia fofa, como ela absorve o impacto, a chance de processos inflamatórios diminui. Porém aumenta o risco de entorses, já que o terreno tem menor estabilidade.

Felipe Romano

Programação na Praia

A terceira etapa do Circuito das Praias 2008 será realizada nestre próximo domingo (8/6), em Itanhaém, litoral sul paulista. O percurso será de duas voltas de 5 km, totalmente plano em piso misto mesclando asfalto e areia na praia. As inscrições para a disputa podem ser feitas on-line no ativo.com até esta quarta-feira.

No dia 20 de julho é a vez dos 20 km Interpraias – Costa da Mata Atlântica, que chega em sua segunda etapa, em Peruíbe, litoral sul paulista. A corrida será feita em duas voltas de 10 km cada, à beira-mar, misturando no percurso asfalto e areia na praia.

Clique aqui para saber mais sobre a 3ª etapa do Circuito das Praias e fazer sua inscrição (até esta quarta) no ativo.com.

Clique aqui para saber mais sobre a corrida 20 km Interpraias – Costa da Mata Atlântica e fazer sua inscrição com total segurança e comodidade!