Dicas para o Toféu Brasil de Triathlon: Etapa Santos

Atualizado em 21 de setembro de 2011
Mais em

O Troféu Brasil é o mais antigo circuito de provas do país, estamos a poucos dias de uma das etapas em Santos. Confira algumas dicas sobre a prova:

Natação

O tempo em Santos em setembro é sempre um mistério. Porém, de todas as etapas, esta é a que tem mais chances de chuva. Isso reflete nas condições do mar, que pode estar bastante agitado, inclusive, há alguns anos, os organizadores cancelaram a etapa da natação devido as condições perigosas do mar, e a prova virou um Duathlon.

Em caso de mar revolto, a principal dica é encurtar a braçada e aumentar a frequência das mesmas. Isso faz com que você fique menos sujeito à força das marolas, ao contrário de um nado com muito deslize. Técnica com deslize é apenas para águas extremamente calmas, ou piscina. 

Outro ponto importante da natação no Troféu Brasil de Triathlon é o wetsuit liberado para os atletas do Age Group. Nadar com o wetsuit gera uma carga nos ombros, portanto, tenha certeza que você tenha feito treinos de força na piscina, usando tanto palmar quanto pulbóia.

A largada pode ser um tanto quanto tensa, e a corrida até a água é bem longa e, mesmo depois de entrar nela, os primeiros metros têm um desnível muito leve, então você fica boa parte do tempo caminhando ou “golfinhando” na água, tenha cuidado para não se empolgar demais caso contrário quando começar a nadar já vai estar com os batimentos muito altos.

Ciclismo

O percurso do ciclismo é totalmente plano, com diversos retornos ou curvas bem fechadas. Isso exige que você desacelere e acelere novamente a bicicleta por diversas vezes. Uma vez de volta a sua velocidade de ritmo de prova, é importante criar a habilidade de pedalar em uma marcha mais pesada, com cadência baixa para se poupar para a corrida.

Uma dica especial, se estiver chovendo, é redobrar a atenção com seu esforço, pois a grande maioria dos atletas perde a concentração em caso de chuva, o que afeta consideravelmente os resultados finais. 

Um treino específico para essa prova são contra-relógios feitos na marcha mais pesada da bicicleta, em percurso plano e sempre no clip, pois alguns atletas sofrem com dores nas costas ou pescoço durante o evento, por não passarem tempo suficiente treinando da maneira que competem.

Corrida

A corrida também é totalmente plana, o que pode ser um desafio. Uma prova com subidas e descidas, dá a oportunidade de descanso quando nas descidas, e você recruta sua musculatura por um angulo diferente nas subidas, o que faz a corrida no plano mais fácil. Porém, em uma prova 100% plana, o atleta não tem oportunidade de descanso, está sempre fazendo o mesmo movimento na mesma intensidade.

Um treino interessante para Santos são tiros de corrida na esteira, elas lhe permitem correr a uma maior velocidade sem adicional carga aeróbica, criando assim uma fadiga muscular mais intensa do que você conseguiria atingir em treinos na rua.

Tenha uma boa prova!

Confira:

Treine com a ironguides! Solicite aqui sua planilha personalizada!

 

Artigo anterior:

Especial Ironman Brasil 2011:

Alguns artigos 2010 da ironguides:
Avalie sua temporada – Parte II 
Avalie sua temporada – Parte I 
Você treina para comer ou come para treinar? 
Treinamento de 12 semanas para seu primeiro Triathlon.   
Como é sua conduta na prova de triathlon?