Dicas para melhorar a eficiência em sua natação

Atualizado em 16 de março de 2011
Mais em

Iniciamos agora mais uma temporada de provas e treinos, e você que está se aproximando do Triathlon seguem algumas dicas para os treinos de natação.

Vamos considerar aqui um atleta iniciante na modalidade, mas que já tem um conhecimento básico do esporte, a natação. Se esse não for seu caso, o ideal é procurar uma escola para iniciantes.

Vamos passar aqui alguns estratégias e exercícios para que possa completar seu primeiro Triathlon na distância sprint/short, 750 metros nadando, seja no mar, lago ou represa.

ESTRATÉGIAS

– Na maior parte das provas a roupa de borracha é liberada, mas não necessária, mas se tiver condições de adquirir uma é recomendado, já que você terá aumentada a sua flutuabilidade. Mas atenção, as roupas são específicas para o Triathlon, não dá para usar a mesma roupa de surf ou mergulho!

Como a roupa lhe proporcionará maior flutuabilidade você terá um menor desgaste cardio-respiratório, já que não necessitará da pernada rápida, você ficará mais em cima d’água, gerando assim maior conforto.

– Diferentemente da piscina, na maioria das vezes você não conseguirá enxergar o fundo, o que gera um desconforto em sua respiração, ou mesmo um pouco de pânico. Para que isto diminua você terá que participar de maratonas/travessias aquáticas, nas quais estará preocupado apenas em terminar, e poderá ter alguém nadando ao seu lado.

Outro exercício que pode ser feito na piscina é fazer YOYO ou poucos segundos de apneia com os olhos fechados, lembre-se que você deverá sempre estar acompanhado na piscina ao fazer estes exercícios!

– Treino de nado bilateral, ou seja, uma respiração para três, cinco ou sete braçadas.

– Orientação, ou seja, a cada ciclo de dez braçadas deve levantar a cabeça e visualizar o outro lado da borda ou a baliza, ou mesmo algum outro ponto.

– Fazer treinos com outros atletas em sua raia, acostumar-se a nadar na esteira, fazer ultrapassagens, tomar esbarrões, etc., ou seja, tentar simular o que pode acontecer no dia. Imagine que em sua prova ou bateria da categoria de sua idade irão sair juntos 30, 50, 100 atletas, é lógico que alguém irá se trombar com outro. Mas isto pode diminuir significativamente se você puder nadar os primeiros 200m fortes e depois entrar no seu ritmo, ou então, sair mais atrás.

EXERCÍCIOS

Para que você atinja seu objetivo, sugiro treinos progressivos podendo chegar até 2000m, lembre-se que você é iniciante e irá nadar 750m.

Como nas demais modalidades, sempre é importante fazer um aquecimento de 10min, não se prenda aqui a uma metragem. Se 10min já for o suficiente, no próximo treino faça 10min sem parar e incremente 20% a cada treino, senão conseguir é melhor procurar uma escolinha.

Como em outras modalidades, você terá que fazer exercícios de técnica, exercícios de perna, braço, com nadadeira e poderá também utilizar palmares, um pouco maior que sua mão, e snorkel frontal. Nos exercícios de técnica, utilize a pull bóia ou nadadeiras para te dar um suporte e seu quadril não afundar demais, também não execute os movimentos com pressa, modificando ou invertendo os braços a cada 25m, ou a cada piscina.

É necessário fazer também séries curtas e mais longas, como exemplo:

Curtas

8 x 25 cr, intervalo de 15”;
10 ou 12 x 50 cr intervalo de 30”;
8 x 100 cr intervalo de 45”;
1 a 4 x (25 + 50 + 75 + 100m) progressivo com intervalo de 15” e 100m solto entre as séries;

Longas

5 x 200 cr intervalo de 1’;
3 x 300 cr intervalo de 1’ também.

Estes são apenas alguns exemplos, mas, seu professor poderá fazer outras séries e com intervalos distintos. Também deverão ser trabalhados ritmos diferenciados.

Outra coisa a ser treinada também é a transição da natação para o ciclismo, não deixe isso de lado, pois é extremamente importante. Mas fica para outra ocasião.

Bons treinos!